sexta-feira, 29 de maio de 2009

A bela em Roland Garros

Sharapova sofre, mas vira sobre Shvedova em Roland Garros da Folha Online
A tenista russa Maria Sharapova passou dificuldades, mas conseguiu superar Yaroslava Shvedova, do Cazaquistão, nesta sexta-feira, e se classificou para as oitavas de final de Roland Garros, Grand Slam francês disputado no saibro. Sharapova tomou um susto ao perder o primeiro set por 1/6, mas conseguiu vencer as parciais seguintes por 6/3 e 6/4, em aproximadamente uma hora e meia de jogo.

Disputando o seu segundo torneio desde que retornou ao circuito profissional, depois de nove meses se recuperando de contusão no ombro direito, Sharapova segue buscando retornar ao primeiro lugar do ranking mundial --atualmente, está na 102ª colocação.

Sua adversária de hoje, Shvedova, ocupa quatro posições acima de Sharapova, que agora enfrenta nas oitavas de final a chinesa Na Li, 25ª colocada na WTA (Associação das Tenistas Profissionais).

quarta-feira, 27 de maio de 2009

NBA - Conferências

Howard brilha na prorrogação, e Magic abre 3 a 1 sobre os Cavs
DW foi decisivo na prorrogação

O Orlando Magic deu um gigante passo rumo às finais da NBA ao vencer o Cleveland Cavaliers na noite desta terça-feira, em casa, por 116 a 114, e abrir 3 a 1 na série melhor de sete da decisão do lado Leste da Liga. O time da Flórida precisa de apenas mais um triunfo para se garantir na briga pelo título e terá três jogos para alcançar o feito.

> Veja a situação dos playoffs
> Confira a tabela de jogos da NBA

Ignorando a pressão da torcida local, os Cavaliers começaram melhor a partida no Amway Arena e vencerem o primeiro quarto por 25 a 21. No segundo período, novamente a equipe de Cleveland foi melhor e, liderada por Mo Williams e LeBron James, ampliou ainda mais a vantagem e foi para o intervalo ganhando do Magic por 58 a 50.

A parada no jogo foi boa para o Orlando Magic acordar. Os Cavs iniciaram o segundo tempo com o mesmo ritmo forte, mas o time da casa equilibrou o confronto e conseguiu diminuir a diferença. Ao final do primeiro quarto, vencido pela franquia da Flórida, o placar apontava 79 a 78 para os Cavaliers, graças principalmente a dupla do Magic Rafer Alston e Dwigth Howard.

No início do último quarto, nada dava certo para os Cavaliers, e o armador do Magic Alston continuava com a pontaria calibrada da linha dos três. O Orlando virou o jogo e abriu logo nove pontos de vantagem. Mas a franquia de Ohio não se abateu e diminuiu a diferença, para três pontos, se mostrando viva no jogo.

Os Cavs então foram crescendo, o Magic chutando bolas precipitadas, e então a virada dos visitantes veio com um lance livre convertido por LeBron James. Com 6s para o fim, Rashard Lewis acertou uma bola de três e retomou a vantagem ao Orlando. No lance de ataque dos Cavaliers, James partiu para cima da defesa e sofreu polêmica falta, bastante contestada pelos adversários.

O astro dos Cavs converteu o primeiro lance livre e, no segundo, a bola chorou e caiu, para levar o embate para o tempo-extra. Na prorrogação, um duelo de LeBron James contra o pivô Howard.

O Super-homem da Flórida, porém, foi melhor que um dispersivo James na prorrogação e conferiu dez dos 16 pontos do Magic no tempo-extra, garantindo a vitória de sua equipe. Howard terminou com 27 pontos e 14 rebotes. No último lance, LeBron ainda tentou uma cesta quase do meio da quadra, que por pouco não foi convertida.

James foi o cestinha da partida ao anotar 44 pontos, além de agarrar mais 12 rebotes. O brasileiro Varejão conferiu nove pontos e cinco roubos de bola, mas acabou saindo no tempo-extra, por cometer sua sexta falta, em um erro da arbitragem. Ainda pelo Magic, 26 pontos para Alston.

O próximo duelo decisivo da Conferência Leste da NBA ocorre nesta quinta-feira, agora na cidade de Cleveland, novamente às 21h30 (horário de Brasília). Se vencer, o Magic se garante como primeiro finalista da temporada 2008-09. Apenas oito vezes na história dos playoffs um time conseguiu reverter uma vantagem de 3 a 1 e alcançar a decisão.

terça-feira, 26 de maio de 2009

PETR4 - Ações

domingo, 24 de maio de 2009

Castroneves vence: TRI

Castroneves vence pela 3ª vez em Indianápolis e 'sepulta' drama pessoal
Do UOL Esporte
Em São Paulo
O brasileiro Hélio Castroneves conquistou neste domingo a 93ª edição das 500 milhas de Indianápolis pela terceira vez na carreira e acabou de vez com o drama pessoal que viveu nos últimos meses, quando lutou pela absolvição de acusações de evasão de divisas e sonegação de impostos nos Estados Unidos. O piloto se livrou dos tribunais e pôde retornar à carreira com vitória. Dan Wheldon foi o segundo colocado, seguido por Danica Patrick, que obteve o melhor desempenho de uma mulher nas 93 edições da corrida, em Indianápolis. Após o triunfo, o brasileiro agradeceu a família, os mecânicos, os engenheiros e desabafou emocionado. "Este é o melhor mês de maio que eu já vivi". Com a vitória, o Brasil chegou ao sexto título da tradicional prova norte-americana. Castroneves agora é o maior vencedor, seguido de Emerson Fittipaldi (1989 e 1993) e Gil de Ferran (2003). Castroneves conquistou a pole pela terceira vez em Indianápolis, com 2min40s0967 no total das quatro voltas, e conseguiu vantagem de 0s5573 sobre Ryan Briscoe, garantindo a dobradinha da Penske. Castroneves, já havia vencido Indianápolis em 2001 e 2002. O imbróglio judicial, que poderia resultar em prisão por pelo menos seis anos, deixou o piloto da Penske fora da primeira prova da temporada 2009 da Fórmula Indy, em St. Petersburg. Sem competir desde dezembro do ano passado, Castroneves deu sinais de recuperação na etapa seguinte, em Long Beach, quando já estava livre para correr. O brasileiro terminou a segunda etapa da categoria na sétima colocação. Em seguida, após grande recuperação no circuito oval do Kansas, ele foi ainda mais brilhante com a segunda posição e conquistou o seu primeiro pódio na temporada. A corrida Após largar na primeira colocação em Indianápolis, Castroneves acabou perdendo a liderança nas paradas nos boxes. Ele foi passado por Scott Dixon, entre outros, como o brasileiro Tony Kanaan.

Meio milhão

MEIO MILIONÉSIMO

A cada meta atingida, mais desafios e muito mais sentido este site de alegria, bem-estar e news up-to-date, passa a ter. QUINHENTOS mil acessos é um marco para todos nós. E você, leitor amigo, é a razão maior do nosso sucesso! Em menos de um ano, a responsabilidade aumenta! Isso ocorreu neste Domingo, 24 de Maio, às 15 hs e 5 min: A-C-O-M-P-A-N-H-E!

Continuaremos a dispender nossa melhor e mais elaborada crítica dos fatos que influenciam nosso modus vivendi...
... para entretê-lo segundo o nosso lema: "Não tenha pressa, mas não perca tempo !" O que significa que estamos selecionando notícias para você, que não tem tempo para desperdiçar, recurso este cada vez mais escasso! Para você que anseia por notícias auspiciosas! Para você...
... que quer aumentar sua alegria, mantendo a euforia balanceada!
Entretê-lo rapidamente sem pressa é a nossa missão!
FeLiZ Abraço !
http://lattes.cnpq.br/5467086553834985
Paranaense de Ponta Grossa, o autor é Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1977), Especialista em Gerência de Projetos, Consultor Organizacional e de Sistemas, Professor, Mestrando em Gestão da Tecnologia da Informação, atualmente é Analista de Informática na Celepar desde 24 de Agosto de 1978. Cursos nos quais demonstra interesse contínuo: Fundamentos em Gerência de Projetos, Sala Virtual para Tutores de Cursos à Distância, Gestão de Mudanças, Fundamentos do Relacionamento Interpessoal e Assertividade. Formação acadêmica/Titulação 1981 - 1982 Especialização em Computacao Científica. (Carga Horária: 3200h). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Bolsista da: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. 1973 - 1977 Graduação em Engenharia Civil. Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

sábado, 23 de maio de 2009

F1 - Montecarlo

AMANHÃ, 9HS, NA REDE GLOBO - CONFIRA O GRID DE LARGADA
PosiçãoPilotoEquipe
Jenson ButtonBrawn GP
Kimi RäikkönenFerrari
Rubens BarrichelloBrawn GP
Sebastian VettelRed Bull
Felipe MassaFerrari

VEJA do fdm


EDIÇÃO DE FIM DE MÊS (exclusivo para assinantes)
Edição 2114 | 27 de maio de 2009


Sucessão | A doença de Dilma atiça ideias golpistas
A internação da ministra provocou um grave efeito colateral à democracia: a volta do golpe do terceiro mandato para Lula.



Entrevista
"O melhor está por vir"
A economista de Cambridge Carlota Pérez vira estrela acadêmica com a tese de que a era de ouro impulsionada pela tecnologia da informação espera o mundo pós-crise.



EUA | O debate sobre Guantánamo
Depois de ter seu projeto de fechar a prisão militar derrotado no Senado, Obama colide com Dick Cheney num debate de ideias raro nos EUA.



Guia
Check-up esportivo
Segundo os estudos mais recentes sobre a fisiologia do esporte, só uma coisa é pior que o sedentarismo: a atividade física sem nenhum tipo de orientação médica.



Tecnologia | Como escapar da forca com o iPhone
Em todo o mundo, 50.000 pessoas estão criando aplicativos para o celular da Apple. Um dos programadores já faturou 1 milhão de dólares.



Música
Os bonzinhos e o mau
Do consagrado Justin Timberlake aos certinhos Jonas Brothers, e passando pelos rebeldes McFly, o que garotões do pop têm a dizer aos adolescentes.



TV | Silvio Santos passa dos limites com Maísa
Silvio Santos mancha seu currículo ao submeter Maísa, de 7 anos, a humilhações. O Ministério Público estuda uma forma de puni-lo.







terça-feira, 19 de maio de 2009

Semifinalista - Copa do Brasil

Coritiba quebra invencibilidade da Ponte e é o 1° semifinalista da Copa do Brasil
Do UOL Esporte
Em Curitiba
Com um gol de Ariel, aos 42 minutos do segundo tempo, o Coritiba venceu a Ponte Preta por 1 a 0, nesta terça-feira, e é o primeiro semifinalista da Copa do Brasil. Com a vitória, no Couto Pereira, o time paranaense chega pela terceira vez à uma semifinal do torneio. Nas outras duas vezes, em 1991 e 2001, foi desclassificado pelo Grêmio.
PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
13 min - Carlinhos Paraíba rouba a bola na área da Ponte Preta e rola para trás. Marcelinho Paraíba chega chutando, mas a bola passa por cima.
34 min - Carlinhos Paraíba cobra falta da entrada da área e a bola explode na barreira. No rebote, Marcelinho Paraíba chuta e Aranha faz grande defesa.
42 min - Marcelinho Paraíba cobra escanteio da esquerda, Pereira sobe mais que a zaga e cabeceia forte. Aranha faz linda defesa e evita o primeiro gol.
SEGUNDO TEMPO
30 min - Defende Vanderlei!! Willian rouba a bola na entrada da área, limpa a jogada e chuta rasteiro. O goleiro do Coritiba se estica todo e faz mais uma ótima defesa.
42 min - GOOOL DO CORITIBA!!!! Marcelinho Paraíba cruza da esquerda, Ariel sobe mais que a zaga e cabeceia para o fundo das redes.
MAIS SOBRE O CORITIBA
MAIS SOBRE A PONTE PRETA
VOTE NO SEU ÍDOLO
PÁGINA DA COPA DO BRASIL
Depois de empatar por 2 a 2, no jogo de ida, o Alviverde precisava de um novo empate, por 0 a 0 ou 1 a 1. A Ponte precisava vencer o jogo ou empatar com placar superior a dois gols. A derrota quebrou uma invencibilidade de 11 jogos do time de Campinas. Na próxima fase, o Alviverde irá enfrentar o vencedor do confronto entre Internacional e Flamengo, que disputam a segunda partida nesta quarta-feira, em Porto Alegre. No primeiro jogo, no Maracanã, houve um empate por 0 a 0.
O jogo Precisando vencer, a Ponte Preta começou de forma ousada, jogando com três homens no ataque. O time de Campinas tomou a iniciativa do jogo e quase marcou aos 9 minutos. Danilo Neco ganhou da zaga na velocidade tocou na saída de Vanderlei, mas para fora. O Coritiba criou uma boa chance, aos 13 minutos, com Marcelinho Paraíba, que chutou mal e isolou a bola. Mas a Ponte dominava o jogo e voltou a levar muito perigo, aos17 minutos, quando André penetrou livre e bateu, mas Vanderlei desviou para escanteio. Depois passar um sufoco nos minutos iniciais, o Coritiba conseguiu equilibrar a partida. Nos quinze minutos finais, o Alviverde cresceu e passou a dominar e criar chances. O Alviverde só não terminou vencendo, por causa do goleiro Aranha, que fez duas defesas salvadoras. Na primeira, aos 34 minutos, mandou para escanteio um chute forte de Marcelinho Paraíba. A mais espetacular ocorreu aos 42 minutos, numa cabeçada de Pereira. Em grande defesa, o goleiro não deixou entrar. A Ponte Preta tentou retomar o controle do jogo no segundo tempo. Cometendo os mesmos erros do início da primeira etapa, o Coritiba dava espaço e corria riscos. As principais chances no segundo tempo foram da Ponte. O goleiro Vanderlei, porém, impediu o gol do time campineiro. Aos 7 min, William cobrou falta com violência, mas o goleiro espalmou para escanteio. Aos 30, após uma falha da zaga, ele fez grande defesa em novo chute de William. O jogo continuou bastante aberto e perigoso para o Coritiba, pois a Ponte pressionava. Aos 42 minutos, porém, Ariel assegurou a vaga. O argentino aproveitou um cruzamento de Marcelinho e cabeceou para dar a vitória ao Coxa. Um dos destaques do jogo, o goleiro Vanderlei disse que não tem preferência pelo próximo adversário, Flamengo ou Internacional. "O que importa é que estamos na semifinal. Não sabemos quem iremos enfrentar, mas nós temos que mostrar nossa força", declarou.
CORITIBA 1 X 0 PONTE PRETA
Coritiba
Vanderlei, Pereira, Felipe e Mancha; Márcio Gabriel, Leandro Donizetti, Carlinhos Paraíba, Marcelinho (Renatinho) e Vicente (Pedro Ken); Marcos Aurélio (Ramon) e Ariel. Técnico:René Simões

24 de Maio

INDY 500 e ROLAND GARROS: 24 de MAIO - CLIQUE para ampliar
Neste Domingo, 24/5/Z009: é só esperar com paciência...
Amantes da Fórmula Indy e do tênis, fãs de Hélio Castroneves, Tony Kanaan, Rafael Nadal e Roger Federer, preparem-se para o próximo domingo, que o outono aqui do Brasil vai esquentar com a primavera dos esportes na América e na Europa.
GRID provisório - CLIQUE para ampliar
O grid da Indy 500 tem os brasileiros Hélio Castroneves na pole position, Tony Kanaan em sexto, Mario Moraes em sétimo e Raphael Matos, que largará em 12.º.

Feminino em Roland Garros - CLIQUE para ampliar
O elenco feminino também largará neste domingo na França: Safina (RUS), S. Williams (EUA), V. Williams (EUA), Dementieva (RUS), Jankovic (SRB), Zvonareva (RUS), Kuznetsova (RUS), Ivanovic (SRB), Azarenka (BLR), Wozniacki (DIN), dentre tantas.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Federer em Roland Garros

Federer: "Agora já imagino ganhar Roland Garros"
Gazeta Press

Ainda que Rafael Nadal tenha sentido o cansaço da semifinal de quatro horas diante de Novak Djokovic neste sábado, 17, é inegável que a vitória de Roger Federer sobre o espanhol na decisão do Masters 1000 de Madri deu um novo ânimo ao suíço. Comemorando seu primeiro título em 2009, o ex-número um do mundo estava claramente aliviado.

"É importante ter vencido Rafa às vésperas de Roland Garros. Agora, vou para lá mais otimista e já imagino que eu possa ser campeão. Até algumas semanas atrás, eu achava que não", admitiu Federer, que não segurou a emoção e chegou a chorar após perder para Nadal na decisão do Aberto da Austrália, em fevereiro.

Mas a missão de Roger no saibro francês não será nada fácil: desde 2005, Nadal tem se sagrado campeão do segundo Grand Slam do ano, único dentre os títulos importantes que faltam na galeria do suíço. O helvético, aliás, admitiu que não estava nada bem até pouco tempo atrás.

"Eu não havia ganho um torneio em 2009 até agora. Em outros anos, isso não faria diferença porque eu sempre era um dos favoritos em Paris. Porém, alguns jogadores passaram a incomodar. Por isso, as duas semanas de descanso antes e depois de Roma me fizeram bem", contou.

Nadal cansado? - Federer brincou quando foi questionado sobre o cansaço de Nadal na final em Madri, fator que poderia lhe ter facilitado as ações. "Espero que, quando jogarmos em Roland Garros, ele também não tenha dormido muito", sorriu.

"Na verdade, todos estamos preparados para jogar nestas condições. Não achei que ele estava lento. Se alguém entra no jogo é porque está em condições de competir", continuou o número 2 da ATP, mais sério. "Nadal lutou por ele e pelos torcedores. Mas Paris é uma outra história, pois Rafa nunca perdeu lá", lembrou.

Para o suíço, a derrota deste domingo não vai abalar o rival, que viu interrompida uma sequência de 33 vitórias no saibro. "Quando ganhei dele em Hamburgo (em 2007), Nadal acumulava 81 vitórias seguidas e não ficou abalado. Agora, também acredito que isso não vá acontecer. Acho que essa é a melhor temporada dele no saibro e ele estará sólido em Roland Garros", apostou.

A diferença, falou Federer, estará em si próprio. "Demonstrei que é possível vencer Nadal no saibro e isso é bom para todos verem que esta possibilidade existe. Sinto que meus serviços funcionam de novo. Será muito bom jogar Roland Garros nesta situação", destacou.

O Grand Slam de Roland Garros se iniciará neste domingo, 24, bem cedinho. No mesmo dia, as 500 milhas de Indianápolis acontecerão à tarde. Minha torcida é pelo Castro Neves.

domingo, 17 de maio de 2009

Longevidade

"Não é o tempo que envelhece,
é o medo do tempo, o declínio do entusiasmo e do cultivo pessoal."
Antônio Baggio
Vitamina D - protege os ossos e assegura a longevidade
Publicado por Marcos Vinhal

Vitamina D: mais do que proteger os ossos, a vitamina assegura longevidade.

Depois dos 50 anos, muitos especialistas preconizam doses mais elevadas de vitamina D, prescrevendo, de acordo com o caso, até mesmo a suplementação.

A gente não cansa de ouvir que a receita para uma vida longa e cheia de saúde deve incluir uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividade física, boas noites de sono e uma mente sem estresse. Hoje, muitos estudiosos já acrescentam a essa lista banhos de sol diários, nem muito extensos, nem muito curtos: bastam 15 minutos para que os raios solares ativem no organismo a produção de uma substância capaz de fortalecer os ossos, preservar a atividade cerebral e garantir que o coração bata por anos a fio. “Trata-se da vitamina D, uma substância que, com tantas qualidades elencadas nos tempos muito recentes, tem despertado o interesse de pesquisadores de várias áreas - de nutricionistas a bioquímicos”, afirma o Dr. Eduardo Gomes de Azevedo.

Um trabalho científico recente, que foi publicado na revista científica Archives of Internal Medicine revela que níveis adequados de vitamina D ampliam a expectativa de vida. A pesquisa avaliou mais de 13 mil homens e mulheres. Quem estava com taxas insuficientes da substância apresentou um risco de morte das mais variadas causas 26% maior em relação aos indivíduos com altos índices da molécula. “A vitamina D está envolvida em vários processos no organismo, participando inclusive da homeostase, o equilíbrio interno de todas as funções do corpo”, explica o médico.

Outra pesquisa da Universidade da Califórnia em Riverside, nos Estados Unidos, analisou o papel do nutriente em diversos tecidos do corpo. Seu autor, o bioquímico Anthony Norman, quis mostrar que os benefícios da vitamina D vão muito além do fortalecimento dos ossos. O pesquisador defende que a recomendação diária vá das atuais 400 UI (unidades internacionais) para 2 mil. “Os valores indicados hoje se baseiam apenas no aporte de cálcio, que a vitamina ajuda a fixar no esqueleto. Mas agora sabemos que a vitamina D atua no sistema imune, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas”, diz o geriatra Eduardo Gomes.

Para dar conta de tantas tarefas, a dose de vitamina D precisaria ser mesmo maior. “Atualmente, essa vitamina é considerada um potente modulador das células de defesa. Ela estimula a atividade das células imunológicas quando elas precisam entrar em ação. Sem o banho solar diário, ficamos indefesos”, explica a nutricionista Renata Rothbarth.

Boas doses de vitamina D são, ainda, sinônimo de peito forte. Isso porque ela controla as contrações do músculo cardíaco, vitais para o bombeamento de sangue. Sem contar que, em níveis desejáveis, mantém a pressão arterial em dia. “A razão para isto é que ela inibe, nos rins, a síntese de renina, uma enzima envolvida na secreção de um hormônio que faz a pressão disparar. A insulina é mais uma substância que depende da ação adequada da vitamina D, pois ela estimula o pâncreas a produzi-la”, explica Renata Rothbarth.

No caso do câncer, desconfia-se que a vitamina D regule genes vinculados à proliferação celular na mama, no cólon e na próstata. “A vitamina também comanda os genes que inibem a angiogênese, a formação de vasos que alimentam o tumor, ou seja, age contra o câncer em várias frentes”, explica a nutricionista.

O déficit de vitamina D pode estar por trás de problemas como o Parkinson, que provoca tremores involuntários. Esse elo foi verificado por cientistas da Universidade Emory, nos Estados Unidos. Os portadores do mal tinham uma carência acentuada do nutriente. “A hipótese é que a vitamina D ofereça uma maior proteção aos neurônios ameaçados pelo Parkinson”, explica a nutricionista.

Exposição solar adequada

A falta deste nutriente no organismo talvez se explique pelo fato de a população se expor cada vez menos ao sol, até mesmo no Brasil. O medo do câncer de pele não pode servir como desculpa para evitar os raios solares. “Os protetores não impedem que tenhamos uma quantidade adequada de vitamina D”, explica o geriatra Eduardo Gomes, adepto da prática ortomolecular.

Depois dos 50 anos, a vitamina D se torna ainda mais fundamental. Isso porque a partir dessa idade os ossos tendem a se desmineralizar em um ritmo acelerado, aumentando o risco de osteoporose. Além disso, o corpo perde massa muscular, o que favorece a ocorrência de quedas e até de certa dificuldade de locomoção. “O problema é que nessa idade a pele tem uma menor capacidade de síntese da vitamina. Por isso, muitos especialistas preconizam doses mais elevadas da substância, prescrevendo, de acordo com o caso, até mesmo a suplementação”, diz o geriatra Eduardo Gomes de Azevedo.

Eduardo Gomes de Azevedo - Médico geriatra, diretor da rede de Clínicas Anna Aslan.
Renata Rothbarth - Nutricionista da clínica Anna Aslan de Curitiba.

Os 10 alimentos para viver mais

Conheça alguns dos alimentos que a ciência já comprovou serem capazes de prevenir doenças e a quantidade indicada para potencializar seus benefícios*


AVEIA

Ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. Ganhou o selo de redutor do risco de doenças cardíacas da FDA, agência americana de controle de alimentos e remédios
Quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60
gramas da farinha

ALHO
Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos
Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial)


AZEITE DE OLIVA
Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração
Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa)

CASTANHA-DO-PARÁ
Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA
Quantidade recomendada: 30 gramas por dia ou de cinco a seis unidades

CHÁ VERDE
Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade
Quantidade recomendada: De quatro a seis xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer no esôfago)

MAÇÃ
Ajuda a prevenir tumores malignos, diz o médico Michael Roizen. O consumo regular de frutas variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sanguínea, além de evitar doenças oculares como catarata
Quantidade recomendada: cinco porções de frutas por dia

PEIXES
Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames. Estudos indicam também que reduzem dores de artrite, melhoram a depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer
Quantidade recomendada: pelo menos 180 gramas por semana (para reduzir o risco de doenças cardiovasculares)

SOJA
Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon
Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia, o equivalente a uma xícara de chá (para reduzir o colesterol)


TOMATE
Auxilia na prevenção do câncer de próstata
Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia


VINHO TINTO
A uva vermelha, presente no vinho ou no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração
Quantidade recomendada: dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia

Saiba mais visitando a página sobre Alimentos Funcionais

* As quantidades de alimentos indicadas se referem apenas à prevenção das doenças especificadas. A dosagem ideal para o combate das demais ainda não foi identificada pelos pesquisadores

sábado, 16 de maio de 2009

VEJA e leia

Panorama, 20/5/2009

SobeDesce

Conversa com Valéria Figueiredo

"De índia, só tenho os traços"

Neste mês, Valéria Figueiredo foi eleita a índia mais bonita de Mato Grosso do Sul. Aos 18 anos, ela estuda pedagogia e sonha ser modelo


Raquel Salgado


Valéria: "Tenho um pouco de barriga"

Por que você resolveu participar do concurso? Sempre gostei de tirar foto e de falar em público. Além disso, queria mostrar as belezas e a cultura da minha aldeia.

Como você se cuida? Não malho, porque trabalho de dia e estudo à noite. Mas minha mãe cuida da minha alimentação. Quando estou meio gordinha, ela diz: "Se quer ter corpo bonito, não pode comer de tudo".

Tem algo nele de que você não gosta? Ah, tenho um pouco de barriga. Tanto que, para o concurso, fiquei uns dias sem comer. Até passei mal de fraqueza. Tive de esquecer meu prato preferido: lasanha.

Lasanha é um prato popular na sua aldeia? A aldeia fica perto da capital. A gente vive em casas. Ninguém anda pelado lá.

Você fala a língua terena? Nem eu nem meus pais. Aliás, também não gosto de comidas típicas e só participo de rituais no Dia do Índio.

O que você faz nos fins de semana? Vou ao shopping e passeio com meu namorado, que é branco.

Você ainda se considera índia? Ah, de índia só tenho os traços.