sexta-feira, 6 de março de 2009

Vectra NEXT

Modelo passou por mudanças estéticas e ficou mais imponente.
Motor obsoleto continua sendo o calcanhar de Aquiles do sedã.

Denis Freire de Almeida
Do G1, em Florianópolis (SC)

Vendo a participação do Vectra cair sistematicamente nos últimos anos, a Chevrolet achou que era hora de mudar a cara do ex-líder de vendas entre os sedãs médios para tentar recuperar terreno frente ao ataque nipônico de Honda Civic e Toyota Corolla. Investiu em mudanças no design, principalmente, o frontal, em modificações internas de conforto e acabamento, com a inclusão de vários porta-objetos, e em ajustes mecânicos no motor e na suspensão. Realmente o carro ganhou um visual mais atraente com a adoção da nova grade, além de capô, para-choque e sistema de lâmpadas dos faróis redesenhados.

Mas o motor, ruidoso e com um consumo acima da média, continua basicamente o mesmo. O G1 andou no novo modelo, que tem três versões Expression (R$ 54,1 mil a R$ 59, 3 mil), Elegance (R$ 60,7 mil a R$ 63,7 mil) e Elite (R$ 70,6 mil a R$ 74 mil) pelas chuvosas ruas de Florianópolis-SC.

No lançamento do carro na capital catarinense, a Chevrolet divulgou que o novo Vectra contou com o trabalho integral de 55 engenheiros, que dedicaram 240 mil horas de trabalho no desenvolvimento das melhorias. Boa parte delas, certamente, foram consumidas na readequação do veterano motor 2.0 (derivado daquele que equipava o Monza na década de 80) para atender às novas normas de emissão de poluentes – nota-se que a versão 2.4 foi aposentada, pois o custo-benefício em adequá-la à nova lei não compensava.

E foi preciso muita criatividade dos engenheiros da montadora para executar o trabalho. Para se ter uma idéia, eles usaram dois catalisadores (um, inovador, no coletor do escape e outro, corriqueiro, no cano de descarga), além de dois sensores de oxigênio (um antes e outro depois do segundo catalisador) para monitorar a queima do combustível. Com toda essa, literalmente, engenhosa solução, e outros melhoramentos como a adoção de um novo comando de válvulas roletado, o motor ganhou 12 cavalos de potência e passou a ter 140 cavalos (a 5.600 rpm) e 19,7 mkgf de torque abastecido com álcool.

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