
Tiago Fernandes é campeão juvenil do Australian Open e faz história no Brasil
Primeiro tenista do país a conquistar um Grand Slam júnior
Um ace, e a raquete é largada no chão. Tiago Fernandes corre para rede, cumprimenta o adversário e, logo depois, leva as mãos à cabeça. O alagoano de 17 anos recém-completados enfim se deu conta de que fez história para o tênis brasileiro.
Pela primeira vez, o Brasil tem um campeão juvenil de simples em um Grand Slam. Por 7/5 e 6/3, Tiago Fernandes superou o local Sean Berman e conquistou, neste sábado, o título do Australian Open até 18 anos.
O feito é tão difícil de ser atingido que nem Gustavo Kuerten, maior ídolo do tênis masculino no país, o alcançou. O catarinense levantou o troféu de Roland Garros júnior, mas o fez nas duplas, ao lado do equatoriano Nicolás Lapentti, em 1994.
Superioridade nos pontos importantes
Tiago começou tendo seu serviço quebrado no primeiro game, mas não demorou a soltar seus golpes como de costume. Usando a direita, sua bola preferida, para atacar a esquerda do australiano, o brasileiro devolveu a quebra no quarto game para igualar o jogo. Tiago ainda teve um break point no sexto game, mas Berman se salvou com um ace.
O brasileiro passou um sufoco no 11º game, quando o placar mostava 5/5. o tenista da casa conseguiu três chances de quebra, mas Tiago se salvou de forma brilhante. Primeiro, conseguiu um difícil voleio curto. Em seguida, contou com um erro não forçado de Berman. A terceira chance foi salva com um ace.
O brasileiro, porém, guardou seu momento mais brilhane para o 12º game. Depois de ver Berman abrir 40/0 em seu saque, Tiago encaixou duas belas direitas vencedoras e igualou o placar. Em outra direita indefensável o alagoano chegou ao set point e, graças a um erro do australiano, fechou a parcial em 7/5.
Tiago levou o bom momento para o segundo set. Com uma direita na paralela, chegou ao break point logo no segundo game. Berman tentou atacar a esquerda brasileira no ponto seguinte, mas errou uma direita e cedeu a quebra. O australiano não desistiu e, com bons golpes, chegou a um break point no terceiro game. O brasileiro, mais uma vez, jogou bem em um ponto importante, e se salvou com um belo saque. Pouco depois, Tiago abriu 3/0. MAIS...