sábado, 23 de janeiro de 2010

Olho clínico

Thomaz Bellucci - Melbourne 10
Bellucci tem o melhor olho do Australian Open
Sexta, 22 de janeiro 2010
Por Vitor Souza Paula

Eliminado na segunda rodada do Aberto da Austrália pelo norte-americano Andy Roddick, o brasileiro Thomaz Bellucci terminou o Aberto da Austrália com uma marca positiva. Ele é o jogador que tem o melhor desempenho no desafio do replay instantâneo, onde o tenista pode contestar uma marcação do juiz que julgue errada.

Número um do Brasil e 35 do mundo, o paulista natural de Tietê disputou duas partidas de simples e uma de duplas em Melbourne. Ao longo das três partidas, ele pediu a revisão do ponto cinco vezes na competição e acertou todas. Bellucci é o único tenista com 100% de aproveitamento no desafio.

Dois desses acertos aconteceram no match-point no jogo contra Roddick. Quando sacava com 6/3 6/4 5/4 e 40/15 no game, o americano viu o juiz marcar bola fora de Bellucci e conseqüentemente sua vitória, mas o brazuca acertadamente pediu a revisão, viu que tinha sido dentro e o ponto foi jogado de novo. O número sete do mundo então sacou um ace, segundo o juiz de linha, e novamente Bellucci acertadamente desafiou e o saque não tinha entrado. Contudo, na sequência, o paulista mandou longe depois de troca de bolas e não foi necessário o replay para contestar a vitória de Roddick.

O brasileiro está muito acima da média dos demais jogadores do torneio. Ao todo, entre os homens, já foram feitos 176 desafios, e em apenas 56 (31,82%) o jogador tinha razão. No feminino o aproveitamento é ainda menor: as mulheres já fizeram ao todo 108 desafios, acertaram 31 e erraram 77, uma média de 28,7% de acerto.

Entre os tops, o aproveitamento também não é bom. Roger Federer acertou apenas 1 de 4 (25%) desafios; Rafael Nadal 3 de 9 (33%); Novak Djokovic 2 de 4 (50%); Juan Martin Del Potro 3 de 11 (27,27%); Andy Murray 2 de 6 (33%); e Andy Roddick 3 de 10 (30%).

O tenista com pior desempenho nos pedidos de revisão é o jovem Bernard Tomic. O menino mimado, que reclamou da organização depois de sua eliminação dizendo que “jogou muito tarde para um garoto de 17 anos” e já teve problemas com a arbitragem há pouco mais de um ano – se retirou de quadra no meio de um jogo porque não concordava com as marcações de um juiz quando disputava um future – desafiou a marcação dos juízes nove vezes no torneio, e errou todas, tendo 0% de acertos.

Confira o top 5 entre os homens no desafio do replay instantâneo:

1º) Thomaz Bellucci (BRA): 5 desafios; 5 acertos; aproveitamento: 100%
2º) Florent Serra (FRA): 7 desafios; 5 acertos; aproveitamento: 71,43%
3º) David Ferrer (ESP): 3 desafios; 2 acertos; aproveitamento: 66,67%
4º) Thiemo de Bakker (HOL): 5 desafios; 3 acertos; aproveitamento: 60%
5º) Lleyton Hewitt (AUS): 7 desafios; 4 acertos; aproveitamento: 57,14%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós da produção. Valorize a língua portuguesa.