sábado, 28 de novembro de 2009

Natal no Mueller

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Federer - Número 1

Ninguém mais tira Roger Federer do posto de número 1 do mundo até o fim da temporada. Ao triunfar de virada sobre Andy Murray nesta terça-feira, no ATP Finals, o suíço garantiu pontos suficientes para evitar que Rafael Nadal lhe tome a ponta do ranking.

A vitória, que veio por 3/6, 6/3 e 6/1, em 1h57m, também coloca Federer na liderança do Grupo A do torneio londrino, que reúne os melhores tenistas da temporada. O suíço é o único tenista da chave com duas vitórias em dois jogos. Murray e o argentino Juan Martín Del Potro dividem a segunda posição, com uma vitória e uma derrota cada, e o espanhol Fernando Verdasco é o último, com dois reveses.

Verdasco, no entanto, segue com chances - embora pequenas. Ele precisa derrotar Andy Murray e torcer para que Federer derrote Del Potro. A combinação de resultados forçará um empate triplo e, nesse caso, Verdasco precisa ter melhor saldo de sets do que o argentino e o escocês.

Com a vitória desta terça, Federer reduz a vantagem de Murray em confrontos diretos. O suíço, que venceu os últimos dois duelos, agora soma quatro vitórias em dez jogos.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ação de Graças (Thanksgiving)

Thanksgiving Day

Era dia do jantar do Thanksgiving. No quintal de sua casa, Pedrinho queria ajudar mas só pode assistir sua mãe correndo atrás do peru com um facão enorme na mão. O peru, dias antes, disconfiava que seria o prato principal da mesa naquela noite e corria desesperado. Por fim, o peru entregou-se para a vontade daquela cozinheira “de mão cheia”. O menino acompanhou todo o processo da preparação daquele “prato especial”. À noite, todos da família compareceram ao jantar explendidamente preparado. Numa mesa fartíssima com o centro decorado por um grande prato, que nele já assado, o peru estava exposto bem diante dos olhos do garoto. Antes de iniciarem o jantar, o pai de Pedrinho pediu que todos agradecessem a Deus por “algum motivo especial em sua vida”. Em sua vez, Pedrinho sem hesitar disse bem alto: “…eu agradeço por não ser um peru…”

Thanksgiving Day, Dia de Gratidão a Deus, tem uma história como todas as datas celebradas durante o ano. A Bíblia registra festas por colheitas abençoadas por Deus. Um planta, outro rega, mas é o Senhor quem dá o crescimento. Em todas as comemorações e festas anuais, existem características ou simbolos com uma história. É o caso do “Peru do Thanksgiving.”

Basicamente a história do Thanksgiving – Gratidão a Deus- é a história dos Pilgrims – Peregrinos – e uma festa ce lebrada na América. Neste ano, será comemorado no dia 26, a quarta quinta-feira de Novembro.

Brazilian Fellowship Thanksgiving

domingo, 22 de novembro de 2009

Masters Cup em Londres











ATP World Tour Finals - Z009

GRUPO A GRUPO B

Federer Murray Del Potro Verdasco Nadal Djokovic Davydenko Soderling

1 2 3 4 A
B
C
D


2x1 3 1x2 2





Às 12:15 de hoje teve início em Londres o antigo Masters Cup de Tênis, agora denominado ATP World Tour Finals - Z009 que reúne os oito melhores tenistas no ano em curso. Num jogo bastante equilibrado, o britânico Andy Murray impôs um 2x1 ao argentino Juan Martin Del Potro, pelo GRUPO A. Ainda hoje, Federer enfrentará Verdasco.




21:12 - Folha Online O tenista suíço Roger Federer, número um do mundo, derrotou o espanhol Fernando Verdasco por 2 sets a 1, neste domingo, pelas Finais da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), o antigo Masters.

As parciais da partida foram 4/6, 7/5 e 6/1.

Letícia Spiller


Letícia Spiller mostra sua boa forma em biquíni

A atriz Letícia Spiller, linda aos 36 anos, pratica atividades físicas cinco dias por semana e não fica parada nem aos sábados e domingos. Vai rolar uma praia? A Betina de “Viver a vida” caminha na areia fofa, nada e até joga uma bola com os amigos. O programa noturno é a gafieira? É só convidar. “Sou carioca!”, diz a loura, na revista “Boa forma” que chegou nesta semana às bancas.

Fim de ano sem estresse

festas reveillon natal

FIM DE ANO SEM ESTRESSE

Para receber diariamente um cardápio balanceado e iniciar sua reeducação alimentar, assine o Bem Leve e tenha dicas nutricionais online à sua disposição.

Por Isabelle Lindote
redatora@bemleve.com.br

O Natal está chegando, o que lembra compras, shoppings cheios, listas de presentes, 13.º salário no bolso, cheques pré-datados, cartão de crédito estourado e... estresse?! Muitas pessoas acabam entrando neste ciclo vicioso e em vez de ficarem contentes, ficam preocupadas com as dívidas adquiridas para os primeiros meses de Z0!0.

Toda esta preocupação pode se refletir no corpo e na saúde, causando baixa imunidade, aumento de peso, insônia, irritabilidade, dores de cabeça e doenças oportunistas como a gripe. Neste ponto, o fim do ano que deveria ser recheado de festas, confraternizações de trabalho e alegria, parece um pesadelo de dívidas, muito trabalho na cozinha e cansaço.

Alegria, alegria

Em primeiro lugar, é preciso se planejar: verificar as contas com calma, calcular o valor que pode gastar sem causar rombos no orçamento e procurar os melhores dias e horários para fazer as compras. Quanto mais perto do Natal, mais lotadas ficam as lojas e mais baratos ficam os presentes, é uma questão de custo-benefício. Pensar onde passar a ceia de Natal e a virada do ano com antecedência também evita corre-corre e horas desnecessárias na cozinha.

Enquanto isso, nada de descuidar da saúde. É preciso dormir bem nesta época do ano, mesmo com toda a agitação: se dormir muito tarde em um dia por causa do amigo oculto do trabalho, compense no dia seguinte. Tire momentos para você mesma e relaxe, pode ser fazendo um alongamento, tomando um banho energizante, fazendo exercícios aeróbicos como pedalar, caminhar ou correr. O que importa é cuidar de si mesma.

Cabelo, pele, unhas e rosto também merecem atenção, assim como a alimentação, que deve ser leve para evitar indisposições. Marque com antecedência a manicure e o cabeleireiro, não descuide da hidratação da pele e mantenha a depilação em dia, nunca se sabe quando vai pintar um convite, não é mesmo? E aproveite as festas!

ARTIGO RELACIONADO:

Thanksgiving, Natal:
LEVEZA NA CEIA
Acerte na escolha dos alimentos

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

15 de Novembro de 1889


O dia 19 de novembro é o dia da bandeira, no Brasil.

A criação da data foi em razão da Proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889, onde a mesma foi apresentada. O Decreto número 4 deu legitimidade à bandeira, como símbolo nacional.

A primeira bandeira do Brasil foi criada em 18 de setembro de 1822, mas como não era oficial, perdeu lugar para o novo modelo. Mas a primeira bandeira hasteada em solo brasileiro foi a da Ordem de Cristo, vinda de Portugal.

As bandeiras têm diferentes significados e representam coisas distintas, como grupo, cidade, estado, país, instituição comercial, time de futebol, mas podem apresentar elementos comuns.

Os países, por exemplo, são representados por bandeiras e essas trazem o número de estados que o mesmo possui, além das cores, que possuem significados comuns. Geralmente o azul é a cor que simboliza a nobreza, já o vermelho representa os movimentos revolucionários.

O Brasil já teve vários modelos de bandeiras ao longo dos seus 509 anos de existência. No atual, o verde simboliza nossas matas, o azul nosso céu, o amarelo nossas riquezas, as estrelas são os estados do país e o branco a paz. Este modelo foi criado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos.


Bandeira do Brasil e a primeira Bandeira hasteada no país

sábado, 14 de novembro de 2009

Longevidade tem jeito

Medicina

Você está no comando?

Conhecer o funcionamento do organismo é o primeiro passo para a longevidade saudável e feliz. E nunca é tarde para começar a se cuidar: a partir dos 50 anos, é possível controlar 80% do destino de sua saúde. Sim, até mesmo para quem foi relapso nas décadas anteriores


Adriana Dias Lopes e Naiara Magalhães

VEJA TAMBÉM

Se você chegou aos 50 anos varando as noites no escritório, trocando a ginástica por uma horinha a mais na cama, driblando a salada e os grelhados, é bem provável que tenha desistido de levar uma vida saudável, porque "é tarde demais". Pois bem, a ciência da longevidade traz boas-novas. Se você chegou aos 50 anos com uma rotina pouco saudável, mas livre de doenças mais graves, saiba que tem 80% de chance de chegar à velhice, e em boa forma (os outros 20% continuam a caber à genética). Ou seja, quanto e como viver daqui para a frente está em suas mãos. Basta não achar que é tarde demais para mudar. "Modificar os maus hábitos aos 50 é quase tão bom quanto nunca tê-los tido", diz o médico Wilson Jacob Filho, diretor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. E a chave para o envelhecimento proveitoso e feliz é não fumar, praticar exercícios físicos, dormir bem, alimentar-se de forma adequada, evitar o stress e blá-blá-blá... A ladainha dos hábitos saudáveis sempre foi muito maçante, convenhamos. Mas um livro lançado nos Estados Unidos pode tornar a coisa menos chata e até divertida. Com uma linguagem bastante simples, a versão atualizada e ampliada de Você: Manual do Proprietário, dos médicos americanos Michael Roizen e Mehmet Oz, é um dos mais ricos compêndios sobre o funcionamento do corpo humano, a importância de prevenir os efeitos do envelhecimento e, principalmente, como fazê-lo. Uma das lições do primeiro capítulo: "Conhecer seu corpo lhe dá o poder de mudá-lo, mantê-lo e fortalecê-lo". MAIS

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Crepúsculo e Dakota

Dakota Fanning fala de 'Crepúsculo' em revista
10 de novembro de 2009 • 19h49 • atualizado às 19h57
Dakota Fanning é destaque da 'Teen Vogue'

Dakota Fanning é o destaque da última edição da revista Teen Vogue do ano de 2009. A atriz falou sobre sua participação no filme Lua Nova, da saga Crepúsculo na entrevista.

"Li todos os livros de Crepúsculo em uma semana. É um grande fenômeno e eu queria poder fazer parte dele", disse a atriz.

Ela ressaltou como foi trabalhar com o ator Robert Pattinson e disse que se tornou uma grande fã dele. Também falou sobre estar do lado da amiga Kristen Stewart. No filme, Dakota faz uma vilã, Jane, e Bella Swan, de Kristen, é uma de suas vítimas prediletas.

"Nunca interpretei uma personagem tão ruim e como sou amiga de Kristen, ser má com ela é estranho", contou.

Aliás, Dakota e Kristen voltam a atuar juntas no filme The Runaways, que será lançado em 2010.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Em Z0!0, um milhão!

Oitenta porcento de MILIONÉSIMO

A cada meta atingida, mais desafios e muito mais sentido este site de alegria, bem-estar e news up-to-date, passa a ter. OITOCENTOS mil acessos é um marco para todos nós. E você, leitor amigo, é a razão maior do nosso sucesso! Em 16 meses, com uma média de cinquenta mil ao mês, a responsabilidade aumenta ainda mais! Isso ocorreu nesta Madrugada!

Continuaremos a dispender nossa melhor e mais elaborada crítica dos fatos que influenciam nosso modus vivendi...
... para entretê-lo segundo o nosso lema: "Não tenha pressa, mas não perca tempo !" O que significa que estamos selecionando notícias para você, que não tem tempo para desperdiçar, recurso este cada vez mais escasso! Para você que anseia por notícias auspiciosas! Para você...
... que quer aumentar sua alegria, mantendo a euforia balanceada!
Entretê-lo rapidamente sem pressa é a nossa missão!
FeLiZ Abraço !
http://lattes.cnpq.br/5467086553834985
Paranaense de Ponta Grossa, o autor é Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1977), Especialista em Gerência de Projetos, Consultor Organizacional e de Sistemas, Professor, Mestrando em Gestão da Tecnologia da Informação, atualmente é Analista de Informática na Celepar desde 24 de Agosto de 1978. Cursos nos quais demonstra interesse contínuo: Fundamentos em Gerência de Projetos, Sala Virtual para Tutores de Cursos à Distância, Gestão de Mudanças, Fundamentos do Relacionamento Interpessoal e Assertividade. Formação acadêmica/Titulação 1981 - 1982 Especialização em Computacao Científica. (Carga Horária: 3200h). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Bolsista da: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. 1973 - 1977 Graduação em Engenharia Civil. Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

domingo, 8 de novembro de 2009

Peixe: qual vinho?

Gastronomia

A ciência explica por que só alguns vinhos tintos combinam
bem com peixes. A quantidade de ferro na bebida é a chave


Gabriela Carelli

Um dos mandamentos da gastronomia diz que os pratos de peixes e frutos do mar devem ser acompanhados por vinhos brancos. Os taninos contidos no vinho tinto, em contato com iguarias marinhas, deixam na boca um gosto metálico ou amargo. Como explicar, então, o fato de determinadas garrafas de vinho tinto, repletas de taninos, casarem muito bem com certos pratos à base de peixe? Para que o mistério fosse desvendado, cientistas japoneses resolveram levar o vinho ao laboratório. Os pesquisadores, patrocinados pela Mercian Corporation, fabricante e distribuidora de bebidas do Japão, recrutaram sete provadores de vinhos e ofereceram a eles 38 amostras de tintos e 26 de brancos para ser consumidas com vieira, um molusco comum nas águas frias do Hemisfério Norte, em quatro sessões. Após a degustação, os participantes avaliaram, por meio de uma escala de zero a 4, se a combinação proporcionava ou não uma experiência desagradável. Primeiro, foram analisados quimicamente os vinhos que causaram maior alteração no paladar quando consumidos com o molusco. Em comum, todos tinham uma alta concentração de ferro - 2 miligramas ou mais por litro. Em seguida, os cientistas analisaram a composição química de tintos e brancos que casavam perfeitamente com pratos à base de peixe. Nessas garrafas, o teor de ferro era muito baixo.

Para terem certeza de que o ferro era o responsável pela desarmonia entre tintos e peixes, os pesquisadores alteraram a composição química dos vinhos e repetiram a degustação. Os vinhos que continham alta quantidade de ferro receberam um tratamento para neutralizar a substância, tornando-a inativa. Já às bebidas sem ferro adicionou-se o elemento. O gosto desagradável da combinação entre o molusco e os vinhos tintos com muito ferro desapareceu quando a substância foi neutralizada. O oposto aconteceu nos vinhos com pouca quantidade de ferro. Depois de adicionada a substância, a bebida desagradou ao paladar dos provadores. Durante o experimento, os cientistas também avaliaram se outros metais presentes nos vinhos, como o zinco, o manganês e o cobre, alteravam o paladar. Nenhum deles modificou o sabor do prato ou da bebida.

A quantidade de ferro presente no vinho depende de uma série de fatores, como o solo em que as parreiras são plantadas e as condições de fermentação da bebida. Por enquanto, não há como saber quais rótulos contêm mais ou menos ferro ou de que região eles são provenientes. Só o paladar é capaz de perceber a diferença. Pode ser que, no futuro, as próprias vinícolas se encarreguem de fornecer essa informação nos rótulos.

sábado, 7 de novembro de 2009

Megan Fox - Garota Infernal

Devoradora de Homens
Em Garota Infernal (Jennifer’s Body), Megan Fox interpreta uma devoradora de homens e promete levar para as telonas sua atuação mais sensual até agora. Ela tem um rosto de anjo, mas inspira o pecado na pele da líder de torcida Jennifer Check. Escrito por Diablo Cody e dirigido por Karyn Kusama, o filme é um misto de terror e comédia, dois gêneros que raramente convivem de forma pacífica. Assusta ou excita os espectadores? Provavelmente, as duas coisas. Jennifer é uma garota popular na escola. As meninas querem ser amigas dela, enquanto os homens querem o óbvio – você sabe do que eu estou falando.

Durante uma noite de esbórnia, Jennifer se envolve com alguns roqueiros sem imaginar que eles estão atrás de um contrato com uma grande gravadora e, para isso, fazem pacto com o demônio. “Eles sacrificam-na porque pensam que ela é virgem, mas ela não é. Não é virgem nem da ‘porta de trás’ ”, explicou Megan. Como o sacrifício é malsucedido, o demônio toma posse do corpo de Jennifer – no mau sentido.

A partir disso, ela começa a usar seu charme para seduzir os meninos da escola e devorá-los. Como em todo blockbuster que se preza, a garota bonita sempre tem uma amiga nerd e de boa conduta: em Garota Infernal, a patinha feia é Needy Lesnicky, interpretada por Amanda Seyfried, que faz de tudo para impedir a mortalha.

Sucesso certo? Absolutamente. Antes mesmo de ser lançado, Garota Infernal ganha mais popularidade a cada nova imagem de Megan ou novo trailer solto na internet. Tanto que, em agosto, o filme virou graphic novel. Publicada pela editora Boom! Studios, a história em quadrinhos foi escrita por Rick Spears e tem os traços de Tim Seeley, Nikki Crook e Ming Doyle. Não quer ver só o que ela fala? A edição de VIP de setembro tem muito mais sobre Megan Fox.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Carrasco mineiro e chileno

Com um gol de Fred no segundo tempo, o Fluminense venceu por 1 a 0 a Universidad de Chile, nesta quinta-feira, em Santiago, e avançou para a semifinal da Copa Sul-Americana. Melhor na partida desde os primeiros minutos, o tricolor dominou inteiramente a equipe chilena durante os 90 minutos e segue vivo na disputa pelo título da competição continental.

O resultado dá mais moral para o time carioca no Campeonato Brasileiro, quando vai encarar o Palmeiras, neste domingo, no Maracanã. Esta foi a terceira vitória seguida do Fluminense. Antes, o tricolor venceu os mineiros, tornando-se seu carrasco: Atlético-MG e Cruzeiro. No total, a equipe comandada por Cuca está há oito jogos sem perder.

O jogo - O Fluminense iniciou o jogo surpreendendo a Universidad de Chile ao fazer uma marcação no campo chileno. Com isso, a pressão inicial dos donos da casa não surtiu efeito. Melhor na partida, o tricolor perdeu duas ótimas chances. Aos dez minutos, Maicon se enrolou com a bola à frente de Pinto e não conseguiu finalizar. Dois minutos depois, o jovem atacante fez boa jogada individual e tocou para Fred, que de frente para Pinto, chutou por cima do gol.

A Universidad de Chile só conseguiu armar uma boa jogada aos 22 minutos. Rojas tocou para Montillo, que de frente para Rafael , chutou fraco nas mãos do goleiro tricolor. A resposta do Fluminense veio dois minutos depois novamente com Maicon. Mariano cruzou pela direita, Pinto saiu mal e a bola sobrou para o atacante. No entanto, ele finalizou para fora desperdiçando uma chance incrível.

A equipe brasileira seguia melhor em campo e permanecia com mais posse de bola e chegando perto do gol de Pinto, mas parava em erros de passe e na defesa chilena. A Universidad de Chile só conseguia chegar perto do gol de Rafael com a ajuda dos defensores tricolores, mas não concretiza as jogadas.

O Fluminense conseguiu finalizar com algum perigo somente aos 35 minutos, novamente com Maicon. O atacante recebeu pela esquerda, dentro da área, mas chutou para fora. A resposta chilena veio dois minutos depois, após Olivera ajeitar para Punch, que tenta de bicicleta, mas não acerta a bola.

Nos minutos finais da etapa inicial, o Fluminense seguiu pressionando o time chileno, mas não conseguiu armar nenhuma jogada de perigo. O time carioca desperdiçou algumas chances e não saiu para o intervalo com o resultado positivo. A torcida da Universidad de Chile vaiou a equipe da casa na saída para o vestiário.

A Universidad de Chile voltou mais ligada para o segundo tempo. Tanto que, com menos de um minuto, finalizou com Olivera, mas o chileno chutou muito mal, longe do gol de Rafael. No entanto, a resposta do Fluminense veio um minuto depois. Maicon cruzou pela direita para Marquinho, que chutou duas vezes, mas em ambas a bola bateu na defesa.

O jogo ficou mais equilibrado, com as duas equipes buscando o ataque, mas parando nas defesas adversárias. Chances de gol somente a partir dos 12 minutos, quando Rojas arriscou de fora da área e obrigou Rafael a espalmar para o lado. No rebote, Olivera foi travado por Digão. A resposta do Fluminense veio em grande estilo aos 14 minutos. Maicon cruzou pela direita e Fred subiu mais que a zaga chilena para cabecear sem defesa para Pinto.

Após o gol, o Fluminense continuou melhor em campo e começou a explorar o nervosismo da Universidad de Chile. O tricolor seguia armando boas jogadas e quase ampliou aos 24 minutos, quando Dario Conca arriscou de fora da área, mas para fora. O time chileno não levava perigo e só chegava perto do gol de Rafael em chutes de fora da área.

Controlando a partida, o Fluminense perdeu outra chance de ampliar aos 32 minutos. Após bola cruzada na área, Conca tocou para Fred, que chutou para grande defesa de Pinto. O lance irritou muito a torcida, que lançou um objeto na cabeça do auxiliar, que precisou de atendimento médico. Com isso, a partida ficou parada por alguns minutos.

A partir de então, o Fluminense passou a administrar o resultado e prender a bola no campo de ataque. A Universidad de Chile não conseguia armar jogadas e só chegou perto da área tricolor em cruzamentos, que facilmente foram interceptados pela zaga brasileira.

O Fluminense espera seu adversário do confronto entre LDU-EQU e Velez-ARG, que se enfrentam nesta quinta-feira, em Quito, na partida de volta. Na Argentina, o duelo ficou empatado por 1 a 1.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Tirinha Gastronômica

Pontagrossense, casado, pai, eng. e prof., adotei Curitiba como minha terra. Sommelier e enólogo virtual, degusto favoravelmente as uvas Malbec e Tempranilla. Além de Merlot, Cabernet Sauvignon e Carmenère. Minha sugestão? Esporão de Portugal (1/4 Aragonês, 1/4 Cbrnt Svngnn e 1/4 Trincadeira e novidade 1/4 Alicante Bouschet)! "Uma delícia", segundo minha esposa! Assino!

MSN: tin-10@hotmail.com
Orkut: Clique aqui para ver perfil
Blog: http://www.blogdotin.tk
Site: http://www.avetin.tk


Algumas dicas adicionais (www.vejatin.tk):

Amicci
Sou cliente desde o tempo do Jofeijão. Agora, o Ronaldo permanece desde sua fundação, estão lá há 20 anos, ou perto disto. A impressão é a que fica: a 1.ª. Eu amo aquele lugar que todo aniversário procuro passar por lá. O buffet de saladas e os molhos... não tem preço.

Kan Cozinha Japonesa
Adoro sushi, teppan yaki, missoshiro, shiitake e sakê. Conheço os melhores e Curitiba, sendo que ainda não conheço este. Será que ganho um FREEOFF?
Ristorante Famiglia Caliceti - Bologna
O ossobuco al risoto di zafferano é uma carne de vitela com osso, muito saboroso. O gnocchi, no dia 29 de cada mês, é "o canal"!

Madalosso
Realmente, comparar a gastronomia do Madalosso... é covardia! O lugar é lindo, você espera como se fosse para fazer o check-in e ao pagar a conta, mais um tempão na hora do troco... Então, um conselho: vá sem pressa e sem fome: CARPE DIEM! Então você estará pronto para ir ao paraíso: casei LÁ!!!

Grimpa Steakhouse
Os cortes são caprichados e saí­mos com a sensação de que nosso estômago não foi dimensionado para tantas carnes... Parecido com a sensação de quando fomos ao Peixe Frito em Santa Felicidade.

21/12/2012

APOCALIPSE POPULAR: Uma das cenas da catástrofe planetária
no filme 2012: a profecia ganhou as ruas

Os dez dias que sumiram

O calendário maia, dizem os apocalípticos, prevê o fim do mundo para o dia 21 de dezembro de 2012. Calendários, no entanto, são excelentes instrumentos para orientar sobre o compromisso da próxima quarta-feira, mas são um embuste para prever o futuro. As diversas civilizações – não só os maias, mas os egípcios, os chineses – criaram os próprios calendários, uns com base no Sol, outros com base na Lua, uns mais longos, outros mais curtos, mas todos sempre foram expressão da inclinação humana de atribuir ordem ao caos. Com o calendário, criamos a sensação de ordenar os dias, os meses e os anos num sistema cronológico racional e matematicamente preciso. Só que a natureza não é assim. Num delicioso livro lançado às vésperas do ano 2000, O Milênio em Questão, no qual se baseia este texto, o grande paleontólogo americano Stephen Jay Gould (1941-2002) escreveu: "A natureza, aparentemente, pode fazer um esplêndido hexágono, mas não um ano com um belo número par de dias ou rotações lunares". E, com o humor que lhe era peculiar, acrescentou: "A natureza se recusa teimosamente a trabalhar com relações numéricas simples justamente naquilo em que sua regularidade seria mais útil para nós".

Ou seja: os ciclos naturais dos dias, meses e anos não são redondos, pares perfeitos. São frações, números quebrados, e aí começa um problemão. Um ano – tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol – não dura 365 dias. Dura 365 dias e algumas horas. Para facilitar a conta, arbitramos que um ano dura 365 dias e seis horas, ou um quarto de dia. Mas, como não podemos ter um quarto de dia, a cada quatro anos temos o ano bissexto, com 366 dias, o que recoloca nosso calendário em sintonia com o ano solar. Porém, a natureza, na sua magistral indiferença para com nossos números inteiros, na realidade não faz um ano de 365 dias e seis horas. São 365 dias e 5 horas, 48 minutos e 45,97 segundos! Isso quer dizer que o acréscimo do 366° dia cobre o descompasso ocorrido em cada quatro anos, mas imprecisamente. Como o tal descompasso não era de exatas 24 horas – era de 23 horas, 15 minutos e 3,88 segundos –, o ajuste feito pelo ano bissexto ainda nos deixa com um pequeno atraso em relação à natureza: um atraso de 44 minutos e 56,12 segundos a cada quatro anos. É pequeno, mas aumenta com o tempo. Em vinte anos, o atraso soma quase quatro horas. É tolerável. Em 100 anos, passa de dezoito horas. Começa a complicar. À medida que vai avançando, passa a embaralhar as estações do ano, a época certa para plantar, para colher, para pescar. Vira um, digamos, apocalipse.

Em 1582, o calendário da época, que vinha desde os tempos do Império Romano, já acumulava um atraso de dez dias em relação ao ano solar. Era demais, inadmissível. O papa Gregório XIII convocou então uma comissão de matemáticos para dar uma solução ao problema. Chegou-se a uma saída formidável. Com seu poder incontrastável sobre o destino da humanidade e do universo, o papa decretou o sumiço dos dez dias. Simples assim. Riscou fora. A humanidade foi dormir em 4 de outubro e acordou em 15 de outubro. O período de 5 a 14 de outubro de 1582 não existiu, jogando algumas dúvidas para as calendas gregas. O que aconteceu com quem fazia aniversário no período suprimido? E quem tinha conta para pagar num dia que sumiu? Pagou juros? Queixou-se ao papa? Resolvida a diferença de dez dias, a comissão achou outras soluções criativas. Para evitar que o descompasso dos anos bissextos voltasse a se alargar a longo prazo, estabeleceu que a cada século múltiplo de 100 – 1800, 1900, 2000, por exemplo – não haveria ano bissexto. Excelente. Mas a retirada do 366° dia seria provisoriamente excelente porque criaria um desequilíbrio lá adiante. Então, inventou-se outra compensação: de quatro em quatro séculos, o ano bissexto volta.

Parece confuso, mas é assim que funciona até hoje: de 100 em 100 anos, cai o ano bissexto; de 400 em 400, reinstala-se o ano bissexto. Com esses avanços e recuos, somas e diminuições, nosso calendário consegue dançar num movimento parecido com o balé irregular dos ciclos naturais. (Não é idêntico porque o calendário gregoriano ainda se distancia do ano solar em 25,96 segundos. É irrisório, leva mais ou menos 2 800 anos para chegar a um dia inteiro, mas perfeito é que não é.) Diante de tantos ajustes, a velha e boa folhinha de parede é um medidor preciso para o compromisso de quarta-feira, mas, com suas imprecisões em relação aos eventos astronômicos, não é exatamente boa para embasar previsões futuras.

Para fugir das confusões do ano solar, há quem prefira as previsões com base no mês lunar – tempo que a Lua leva para dar uma volta completa em torno da Terra. Na verdade, não resolve nada. Apenas se troca de problema. Para facilitar nossos cálculos, arbitramos que a Lua leva 29 dias e meio para dar a volta na Terra. Mas, na realidade, a Lua leva, precisamente, 29,53 dias – de novo, a caprichosa fração da natureza. Assim, se um ano tem doze meses e cada mês corresponde a uma lunação, a conclusão matemática é que um ano tem doze lunações. Era para ser, mas não é. As doze lunações, indiferentes à ordem humana, não levam 365 dias para se realizar, mas somente 354 dias, uma debochada diferença de onze dias em relação ao ano solar...! Por isso, é preciso que... Bem, diga-se apenas que é preciso recorrer à inventividade humana para conciliar o calendário e o universo. Fica claro que qualquer profecia anunciada com base em calendários, solares ou lunares, maias ou gregorianos, é mais ou menos uma brincadeira, pois nossas fórmulas numéricas, tão regulares e ordenadas, não traduzem a exata natureza dos eventos astronômicos, tão caóticos e irregulares. É quase como querer tirar a raiz quadrada do mar. MAIS...

terça-feira, 3 de novembro de 2009

ThiN Obama

Ilustração Camilo Riani

"Sou magrelo, mas isso não significa
que não seja durão."

Barack Obama, presidente americano

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

New Fox Z0!0

G1 andou no novo Volkswagen Fox

Segunda geração do hatch mantém as qualidades e ajusta os defeitos.
Novo Fox chega com visual renovado e mais itens pelo mesmo preço.

Milene Rios Do G1, em Brasília – A jornalista viajou a convite da Volkswagen


Passado seis anos do lançamento do Fox, a Volkswagen fez pela primeira vez uma modificação significativa no hatch que já lidera com folga o segmento e, com as mudanças, deve manter a boa vantagem frente aos concorrentes Renault Sandero, Fiat Punto, Ford Fiesta e o Chevrolet Agile, que estreou no mercado com um objetivo declarado: ameaçar o reinado do Fox.

Siga o G1 Carros no Twitter

Mas a Volks se armou e passa a oferecer o hatch com câmbio automatizado, o ASG (que a marca testou primeiro no Polo), deu ao modelo uma nova cara e mais itens de série - como farol com máscara negra, chave tipo canivete e revestimento em tecido na lateral das portas - pelo mesmo preço.

Concorrência ao Fox Z0!0

CLIQUE NA FOTO PARA VER LETRAS MAIORES

Ao volante, o desempenho da versão 1.0 de 76 cavalos (álcool) e câmbio manual é o mesmo da versão anterior. A mudança ocorre nos modelos 1.6 que trazem a opção do câmbio automatizado. O sistema semi-automático, pois não exige o pedal da embreagem, é uma caixa de câmbio tradicional com uma central eletrônica que comanda os engates das marchas, mas também permite que o motorista faça a troca de modo manual. Neste caso, é oferecido como opcional borboletas atrás do volante.

A tecnologia que equipa os carros da Volks foi desenvolvida pela Magneti Marelli Power Train, a mesma fabricante do câmbio Dualogic, da Fiat. Mas a marca alemã reduziu as relações de algumas marchas, – só a primeira e a última permanecem as mesmas - o que significa trocas em rotações menores e trancos mais suaves.

Foto: Divulgação

Faróis dianteiros tem máscara negra e lanternas traseira são totalmente novas
(Foto: Divulgação)

De acordo com a Magneti Marelli, pode-se economizar de 5% a 10% do gasto de combustível quando comparado a um câmbio automático de quatro velocidades. Durante o teste de 40 km, pelas avenidas de Brasília sobrecarregadas de radares que não nos permitiram passar dos 80 km/h, com direito a trechos de 50 km/h, o consumo registrado no computador de bordo foi de 8 km/l. Segundo a marca alemã, a média da versão automatizada é de 9,7 km/l de álcool, em uso misto, a mesma do modelo 1.6 com câmbio manual.

Apesar do esforço do Agile, talvez ainda falte um concorrente à altura para o Fox. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o hatch da Volkswagen lidera o ranking de vendas entre os concorrentes com 91.308 unidades acumuladas até setembro de 2009, uma diferença de mais de 36 mil modelos para o segundo colocado, o Ford Fiesta, que tem 54.446 unidades vendidas este ano. O Renault Sandero é o terceiro, com quase 38 mil modelos acumulados e o Fiat Punto, que recentemente teve o preço reduzido, tem registrado a venda de pouco mais de 19 mil unidades.

Leia mais notícias de Carros

domingo, 1 de novembro de 2009

Nove de Z009

MÊS NOVÊ DE 2009: Clique para ampliar
Dia Primeiro de Novembro, Dia de Todos os Santos, segundo Mt 5,1-12a. Celebrar Todos os Santos é celebrar a própria santidade de Deus. Mas é também degustar um pouco da nossa própria finalidade e vocação. Fomos criados por Deus e chamados por Cristo Jesus para a santidade. E as Bem-Aventuranças, como síntese das qualidades do Pai Celeste, como essência da mensagem trazida e vivida por Jesus, nos mostram o caminho para nossa própria santificação: "Sede Santos como Vosso Pai Celeste é Santo". Elas são um verdadeiro programa de vida para o cristão que deseja viver o Evangelho em sua plenitude. Viver o espírito das Bem-Aventuranças é caminhar olhando para o alto onde estão os verdadeiros valores da justiça, da paz, da misericórdia e da humildade. Valores esses cuja conquista é nossa meta última, e que nem o ladrão rouba nem a traça pode corroer!
Frei Anacleto L. Gapski, OFM
sfclementino@ig.com.br