Ao volante, o desempenho da versão 1.0 de 76 cavalos (álcool) e câmbio manual é o mesmo da versão anterior. A mudança ocorre nos modelos 1.6 que trazem a opção do câmbio automatizado. O sistema semi-automático, pois não exige o pedal da embreagem, é uma caixa de câmbio tradicional com uma central eletrônica que comanda os engates das marchas, mas também permite que o motorista faça a troca de modo manual. Neste caso, é oferecido como opcional borboletas atrás do volante.
A tecnologia que equipa os carros da Volks foi desenvolvida pela Magneti Marelli Power Train, a mesma fabricante do câmbio Dualogic, da Fiat. Mas a marca alemã reduziu as relações de algumas marchas, – só a primeira e a última permanecem as mesmas - o que significa trocas em rotações menores e trancos mais suaves.

Faróis dianteiros tem máscara negra e lanternas traseira são totalmente novas
(Foto: Divulgação)
De acordo com a Magneti Marelli, pode-se economizar de 5% a 10% do gasto de combustível quando comparado a um câmbio automático de quatro velocidades. Durante o teste de 40 km, pelas avenidas de Brasília sobrecarregadas de radares que não nos permitiram passar dos 80 km/h, com direito a trechos de 50 km/h, o consumo registrado no computador de bordo foi de 8 km/l. Segundo a marca alemã, a média da versão automatizada é de 9,7 km/l de álcool, em uso misto, a mesma do modelo 1.6 com câmbio manual.
Apesar do esforço do Agile, talvez ainda falte um concorrente à altura para o Fox. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o hatch da Volkswagen lidera o ranking de vendas entre os concorrentes com 91.308 unidades acumuladas até setembro de 2009, uma diferença de mais de 36 mil modelos para o segundo colocado, o Ford Fiesta, que tem 54.446 unidades vendidas este ano. O Renault Sandero é o terceiro, com quase 38 mil modelos acumulados e o Fiat Punto, que recentemente teve o preço reduzido, tem registrado a venda de pouco mais de 19 mil unidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós da produção. Valorize a língua portuguesa.