quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Cerveja previne a osteoporose

Medicina
Ossos
(Foto: Getty)
REVISTAS ABRIL
MAIS INFORMAÇÕES

Mulheres que bebem cerveja correm menos risco de desenvolver osteoporose, segundo uma pesquisa realizada por cientistas espanhois. Isso ocorre porque a grande quantidade de silício encontrada na bebida fortalece os ossos, retardando o desgaste natural e estimulando a formação óssea. "A cerveja é uma das mais importantes fontes de silício na dieta ocidental, e ele desempenha um papel importante na formação dos ossos", explicaram os pesquisadores.

Outro fator que ajudaria a manter a estrutura óssea saudável, de acordo com a pesquisa publicada no jornal Nutrition, é que a cerveja também é rica em fitoestrogênio, uma versão vegetal do estrogênio. Os ossos são constituídos por uma malha de fibras, minerais, vasos sanguíneos e medula. Os ossos saudáveis são densos e o espaço entre as diferentes parte é pequeno.

Cerca de 1.700 mulheres com idade média de 48 anos participaram da pesquisa. Os cientistas realizaram exames de ultrassom nas mãos das voluntárias e notaram que aquelas que bebiam cerveja tinham os ossos mais densos. As mãos foram as partes do corpo escolhidas para a realização do exame porque os dedos são os primeiros membros a apresentar os sinais da osteoporose. De acordo com os pesquisadores, mesmo as mulheres que bebem menos de um litro de cerveja por dia já apresentam estruturas ósseas mais saudáveis, o que sugere que pequenas quantidades diárias da bebida podem ser benéficas à saúde.
Exclusivo VEJA.com

Lei antifumo: o que a sustenta

Augusto Nunes entrevista um especialista no tema.

Os fiscais deverão circular (e multar) à paisana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós da produção. Valorize a língua portuguesa.