sábado, 2 de maio de 2009

Influenza A (H1N1)

Sobe para 7 o número de casos suspeitos de gripe suína no Brasil, diz governo

O
Ministério da Saúde informou na tarde desta sexta-feira que subiu para sete o número de casos suspeitos da gripe suína --cujo nome oficial é "influenza A (H1N1)"-- registrados no Brasil. O órgão informou que três dos pacientes estão internados em Minas Gerais, dois em São Paulo, um no Espírito Santo e outro no Rio de Janeiro.

Outras 41 pessoas são monitoradas, conforme o ministério. Nota divulgada no final da tarde de hoje acrescenta que 17 casos monitorados foram excluídos de ontem para hoje --dois no Amazonas, um no Mato Grosso do Sul, um em Minas Gerais, um no Pará, quatro no Paraná, sete no Rio de Janeiro e um em Santa Catarina.

Os 13 Estados onde há pacientes sendo monitorados --mas cujos casos não são considerados suspeitos pelos critérios do ministério-- são: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

Ainda não há confirmação de contaminação da doença no país. Os pacientes cujos casos são considerados suspeitos passam por tratamento médico.

No caso de suspeita da doença o paciente tem de apresentar febre acima de 38ºC de maneira repentina e tosse acompanhada por alguns dos sintomas: dor de cabeça, dor nas articulações, dor de garganta. O doente também tem de ter apresentado os sintomas dez dias após ter deixado a área infectada ou ter tido contato com uma pessoa contaminada.

Já os monitorados apresentam alguns dos sintomas e podem ter vindo ou não de áreas afetadas, de acordo com o Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós da produção. Valorize a língua portuguesa.