quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

HSM agora com o TiN

Vicente Falconi, o consultor do Brasil

É possível colocar o Brasil definitivamente no caminho do crescimento sustentável no ultracompetitivo século 21?

Diante dessa questão, empresários e executivos talvez observem que tudo depende do governo, em suas várias instâncias. Representantes governamentais poderão apontar a falta de empenho do setor privado. No "empurra-empurra", uma das poucas coisas com que os dois lados concordarão é que gerenciar melhor se mostra imprescindível.

E também dirão que estão aprendendo a fazê-lo graças especialmente a uma pessoa: o engenheiro mineiro Vicente Falconi, sócio-fundador da firma de consultoria INDG e professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais. Não é exagero afirmar que Falconi é o principal consultor do Brasil na atualidade. Daqui a pouco, talvez até seja considerado um dos principais consultores do mundo -25% dos cerca de 900 consultores do INDG vêm atendendo clientes no exterior e a meta de sua empresa é se tornar uma das dez principais consultorias mundiais em dez anos, desmentindo o velho ditado "casa de ferreiro, espeto de pau". Em contraste com sua discrição mineira, seu desempenho nada tem de acanhado. Em sua carteira de clientes há empresas do porte de AmBev/InBev, Gerdau, Sadia, Votorantim, Vale, Arcelor-Mittal, Unibanco e, em seu retrospecto, forte influência na internacionalização bem-sucedida dessas e de outras empresas. Além disso, financiado por duas organizações não-governamentais ligadas a empresários, a Fundação Brava e o Movimento Brasil Competitivo, o INDG está introduzindo no setor público a mesma capacidade gerencial que implanta nas empresas. É uma verdadeira revolução silenciosa em marcha. O Estado de Minas Gerais, por exemplo, saiu de um déficit de 12% no orçamento -e da moratória- em 2003 para, em 2006, ter superávit e R$ 3 bilhões para investir.

E, se seu trabalho começou apenas com as metas de reduzir as despesas e a sonegação, agora ganha contornos mais ambiciosos e competitivos. Em rara entrevista, concedida com exclusividade, em três encontros, a José Salibi Neto e Adriana Salles Gomes, respectivamente chief-knowledge officer do HSM Group e editoraexecutiva de HSM Management, Falconi compartilha sua receita de bom gerenciamento -baseado no método-, explica o que é realmente método, enfatiza a importância da liderança e da busca de conhecimento técnico, aponta o impacto da cultura organizacional e da meritocracia, e conta um pouco da revolução silenciosa. Ele se mostra otimista sobre o futuro.

sábado, 27 de dezembro de 2008

TiN no jornal 'O Globo'

O ano ZOOB (como o batizei para lembrar o "dia a mais" com o B de Bissexto) foi exatamente como planejado. "Exatamente" pode ser considerado exagero, pois a bola de cristal pertence ao Paulo Coelho, mas foi excelente sob todos os aspectos. Espiritual, bio-psico-social, material, tudo dez! Otimista, sim, Graças a Deus! Mas principalmente sob o ponto de vista de que este mundo ficou um verdadeiro caos, onde pais atiram seus filhos da janela, as bolhas da economia estouram e tomam conta do planeta, os pinguins mudam de habitat, o terrorismo ficou abrandado pelos habitantes da Terra, pois...

... FoQ (Fazer o Que) ?

Sim, prefiro fazer a minha parte, focalizar minha energia naquilo que "eu quero! eu posso? eu faço!" propondo alternativas e escolhas com risco adequado aos que me rodeiam. Jamais direi: "Não tenho escolha!"

Em Z009 sem o "dia a mais" mas com muita alegria, pois estamos vivos, desejo a todos o "ano a mais p'rá valer" em nossas vidas!

TiN DaL™SiLva

Um Z009 para chamar de MEU! é o desejo do autor a todos os leitores deste blog, e sintetiza esse sonho na retrospectiva de Z00B, escolhida pelo próprio autor: o fenômeno Michael Phelps, a vítima Isabela Nardoni Oliveira, a heroína Maurren Maggi, o vilão de Batman: o Cavaleiro das trevas, a queda da Bolsa de Valores, os balões do Padre Adelir de Carli, de Paranaguá, e mais:

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Profiteroles

Um guia completo de receitas magrinhas e fáceis de preparar
para colocar mais sabor na sua dieta.
Profiteroles com sorvete
Não é todo dia que esta sobremesa cabe no cardápio de quem quer manter a forma. Mas, como as festas de fim de ano pedem um docinho especial, aproveite! Tradicional na França, o profiterole é feito com carolina (bolinho de massa leve à venda em padarias) recheada de creme ou sorvete e calda de chocolate. A nossa versão é light!

8 carolinas 8 carolinas

8 col. (sopa) de sorvete de creme light sorvete de creme light

¾ de xíc. (chá) de chocolate em póchocolate em pó

+ 1 xíc. (chá) de água
+ ¾ de xíc. (chá)
de adoçante culinário de aipo
+ 1 col. (sobremesa)
de margarina light

Modo de fazer
Coloque o chocolate, a água, o adoçante e a margarina numa panela. Leve ao fogo brando e mexa até ficar com a consistência de calda. Reserve. Abra as carolinas ao meio, sem separá-las totalmente, e recheie com o sorvete. Arrume em um prato e regue com a calda morna. Sirva em seguida. Se quiser deixar a receita ainda mais leve, misture ½ xícara (chá) de água com 1 xícara (chá) de geléia light de frutas vermelhas e leve ao fogo para dissolver. Use no lugar da calda de chocolate.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Sesqui 'Cem milésimo'

A cada meta atingida, mais desafios e muito mais sentido este site de alegria, bem-estar e news up-to-date, passa a ter.
Cento e cinquenta mil
acessos é uma marca significativa que esperávamos atingir ainda neste ano, mas a menos de uma semana do início de Z009, é realmente uma façanha. E você, leitor assíduo e amigo, é a razão maior do nosso sucesso! Sesqui cem milésimo é seu nome equivalente à ordem numérica.

Iremos dispender nossa melhor e mais elaborada crítica dos fatos que influenciam nosso modus vivendi...

... para entretê-los seguindo o nosso lema: "Não perca tempo, sem ter pressa". O que significa que estamos selecionando notícias para aqueles que não têm tempo, como nós mesmos! Mas sem ter a pressão temporal em lê-las.

As categorias de notícias são revisadas a cada dois meses, e, dependendo da demanda, abriremos páginas temáticas individualizadas, como fizemos experimentalmente com http://www.gracelepar.tk/, em comemoração ao Natal deste ano e lançando a pedra fundamental da gestão de recursos acelerada participativa.
Os detalhes desta iniciativa irão naturalmente se descortinar à medida em que a programação estiver saindo do papel.
Abordará temas polêmicos como Tanatologia, Logoterapia, Neuróbica e Necrofilia, dentre outros...
Adeus Ano Velho; Feliz Ano Novo...
Que tudo se realize; no ano que vai nascer...

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Um Z009 diferente

Por Arnaldo Jabor

O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho. É viver cada momento e construir a felicidade aqui e agora. Claro que a vida prega peças. O bolo não cresce, o pneu fura, chove demais (perdemos pessoas que amamos)...
Mas, pensa só: Tem graça viver sem rir de gargalhar, pelo menos uma vez ao dia?
Tem sentido estragar o dia por causa de uma discussão na ida pro trabalho? Eu quero viver bem... e você?
2008 foi um ano cheio. Foi cheio de coisas boas, mas também de problemas e desilusões, tristezas, perdas, reencontros.
Normal...
Às vezes, se espera demais. A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor que acabou.
Normal...
2009 não vai ser diferente. Muda o século, o milênio muda, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas, e aí?
Fazer o quê (foq...)?
Acabar com o seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?
O que eu desejo para todos nós é sabedoria. E que todos nós saibamos transformar tudo em uma boa experiência.
O nosso desejo não se realizou? Beleza... Não estava na hora, não deveria ser a melhor coisa para esse momento (me lembro sempre de uma frase que ouvi e adoro: "cuidado com seus desejos, eles podem se tornar realidade").
Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano... Mas, se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes.
Desejo para todos voces esse olhar especial! 2009 pode ser um ano especial, se nosso olhar for diferente.
Pode ser muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro.
2009 pode ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo, especial! Depende de mim... de você.
Pode ser... e que seja!
  • Piratas atacam novamente: Ouça

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

E Z009 será melhor !!??

recados orkut

Programe-se desde já, planejando seus finais de semana! Os Feriados para Z009 no Brasil se encontram abaixo.

2009 SERÁ UM ANO MUITO CANSATIVO

JANEIRO 01/01/09 quinta-feira, Confrater- nização Universal
20/01/09 terça-feira, São Sebastião (RJ)
FEVEREIRO 23/02/09 segunda-feira, Carnaval
24/02/09 terça-feira, Carnaval
ABRIL 10/04/09 sexta-feira, Paixão de Cristo
21/04/09 terça-feira, Tiradentes
MAIO 01/05/09 sexta-feira, Dia do Trabalho
JUNHO 11/06/09 quinta-feira, Corpus Christi

JULHO
09/07/09 quinta-feira, Revolução Constitucionalista (SP)
SETEMBRO 07/09/09 segunda-feira, Independência do Brasil
OUTUBRO 12/10/09 segunda-feira, Nossa Sra Aparecida - Padroeira do Brasil
NOVEMBRO 02/11/09 segunda-feira, Finados
15/11/09 domingo, Proclamação da República
20/11/09 sexta-feira, Zumbi/Consciênciência Negra
DEZEMBRO 25/12/09 sexta-feira, Natal

sábado, 20 de dezembro de 2008

Natal com 'A Cabana'

Best-seller

William Young, autor do romance de sucesso 'A cabana', conta que não pretendia publicar o livro

Márcia Abos
SÃO PAULO - Um acidente levou o canadense William Young e seu livro "A cabana" (Editora Sextante) ao topo da lista de mais vendidos no Brasil e nos Estados Unidos. A obra sequer foi escrita para ser publicada. Segundo o autor, que está no Brasil para comemorar os 100 mil exemplares vendidos em dois meses, a fábula do encontro de um homem com Deus no mesmo lugar onde sua filha caçula foi brutalmente assassinada, foi escrita para ser dada de presente de Natal aos filhos.

- Minha mulher me pediu para escrever uma história como um presente. Não tive dinheiro para imprimir o manuscrito no Natal de 2005. Mas consegui depois do Natal fazer 15 cópias de "A cabana" para entregar à família e amigos próximos. Era este o único objetivo. Muito da minha história está no livro - lembrou o autor, que cresceu em Papua Nova Guiné com seus pais missionários e estudou religião em Oregon, nos Estados Unidos.


As crianças, como ele esperava, não se entusiasmaram muito. Mas alguns amigos leram imediatamente e começaram a repassar o livro para pessoas próximas. Young começou a receber e-mails de pessoas que nem conhecia dizendo que o livro impactara suas vidas. Ele decidiu enviar uma cópia de "A cabana" para um escritor que conhecia, que repassou o livro para dois produtores de cinema, Wayne Jacobsen e Brad Cummings.

Após um encontro entre os produtores e Young, a história de Mackenzie Allen Philips foi reescrita quatro vezes em 16 meses até que a versão final foi enviada a 26 editoras norte americanas, metade delas religiosa. A maioria sequer respondeu.

- As editoras cristãs acharam o livro herético. Já as que não eram religiosas acharam que havia muito Jesus. Tínhamos um livro e nenhuma editora o queria. Então Jacobsen e Cummings criaram uma editora só para lançar "A cabana" nos EUA. Resultado: há 20 semanas, o livro está na lista dos mais vendidos do jornal "The New York Times". Um fenômeno de público causado pelo marketing do boca-a-boca. Já foi traduzido para 36 idiomas e, segundo o autor, vendeu em todo o mundo mais de 4 milhões de exemplares.

Há ainda a possibilidade de "A cabana" virar filme, mas William Young é cauteloso. Ele explica que é detentor dos direitos autorais do livro, mas seis grandes estúdios estão interessados na adaptação.

- Eu não ligo para fazer um filme. Nem ligava para escrever um livro. Escrevi para meus filhos. Quero estar envolvido em coisas que Deus abençoe. Não quero mais fazer coisas e pedir para Deus abençoar porque eu acho que seja uma boa idéia. Muitas negociações estão acontecendo. Não estamos selecionando elenco. A princípio temos um diretor e um dos melhores roteiristas. Então, veremos.

O livro foi escrito após William Young ter sofrido a perda de sua sobrinha e de seu irmão. O autor conta que também sofreu abuso sexual quando tinha quatro anos. Sua relação com o pai é complicada, assim como Mackenzie no livro.

- Mack sou eu. Mas o que ele vive no livro em um fim-de-semana foi um processo que eu vivi em 11 anos.

No livro, três anos após o seqüestro e a morte de Missy, sua filha mais nova, Mack recebe um bilhete misterioso marcando um encontro na cabana onde a menina foi brutalmente assassinada. Ele vai e passa um fim de semana com a Santíssima Trindade. Contrariando todas as expectativas do personagem, Deus se personifica como uma mulher negra, grandona, que cozinha para Mack. O Espírito Santo é uma chinesa ou mongol multicolorida e volátil que cuida do jardim. Jesus é um jovem do Oriente Médio que conserta e constrói coisas. Todos pregam a igualdade, o fim das hierarquias, a liberdade e são contra a culpa, as regras e as instituições. É uma visão bastante libertária do amor, do perdão, da redenção, do sagrado e do humano.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Faltam 12 dias...


Clique para ver quantos dias faltam

Sábado, Fest Gospel Hari

Amanhã, dia 20/12, Jeter e Tati Blaas se apresentam no Gospel Fest do Hopi Hari, a partir das 17:00hs. Serão apresentadas canções do CD lançado este ano pelo cantor, intitulado “A Tua Unção”.

Será uma grande oportunidade de evangelismo, pois quem fizer parte dessa caravana poderá adquirir os passaportes
promocionais: levando dois amigos, o valor cai de R$ 54,90 (individual) para R$ 33,90 cada um!

Dia 22/12 o cantor e sua equipe Adoração Viva se apresentam na Galeria Conde de Sarzedas, à partir das 16:00 hs. Os participantes poderão participar de sorteios de Mp3 e Mp4!

Ajudem a divulgar, pois esse jovem casal afilhado, que completou Bodas de Papoula (oito anos de casados) neste dia 9 de Dezembro, e sua filhinha Ana, são um encanto só!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Cinelândia

Com o sucesso de "Cavaleiro das trevas" nas bilheterias mundiais, virou consenso em Hollywood que Heath Ledger deveria receber uma indicação póstuma ao Oscar (veja os ganhadores de 25/02/08), e essa era a grande esperança do novo "Batman" na premiação da Academia.

Mas agora que os críticos de cinema já têm uma idéia geral dos possíveis candidatos ao Oscar, "Cavaleiro das trevas" surge como um forte concorrente às categorias melhor filme e diretor, para Christopher Nolan.

Sites como "TheEnvelope.com" e "Awardsdaily.com", especializados em previsões para o Oscar, citam Nolan e Ledger entre os principais candidatos e apontam "Cavaleiro das trevas" entre os possíveis indicados à estatueta de melhor filme, ao lado de "Frost/Nixon", de Ron Howard, "Milk", de Gus Van Sant, e "The curious case of Benjamin Button", de David Fincher.

Lançamento em DVD

Com um faturamento de mais de US$ 1 bilhão em todo o mundo, "Cavaleiro das trevas" saiu em DVD nos EUA na terça-feira (9), dois dias antes do anúncio dos indicados ao Globo de Ouro, que pode ajudar a produção na disputa pelo Oscar.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Eva Gaëlle Green

Eva Gaëlle Green (Paris, 5 de julho de 1980) é uma atriz francesa. É filha da atriz Marlène Jobert e de Walter Green, um dentista sueco.

Eva nasceu na França e passou parte da infância na Inglaterra. Aos quatroze anos, assistindo ao filme A História de Adele H, com Isabelle Adjani, resolveu ser atriz como a mãe. Trabalhava no teatro, ainda adolescente, antes de ser lançada por Bernardo Bertolucci como uma lolita sensual no filme Os Sonhadores, que causou polêmica pelas várias cenas de nudez dela inseridas no enredo. Na época, ela criticou a imprensa americana que ficou chocada com o erotismo do filme: “Não entendo por que os americanos ficaram incomodados com isso. Não entendo por que eles não podem ver uma pessoa nua na tela e nós podemos ver um bebê ser assassinado num filme deles.”

Depois de filmar Cruzadas em Hollywood com o diretor Ridley Scott, ela alcançou o estrelato internacional como a bond girl Vesper Lynd, em Casino Royale,com o ator Daniel Craig.

Em 2007 atuou novamente com Craig no filme A Bússola de Ouro, baseado no livro A Bússola de Ouro, de Philip Pullman, no papel da bruxa Serafina Pekkala.

Green também é bastante requisitada pelo mercado publicitário de moda e beleza, tendo feito campanhas para Armani, Christian Dior e Lancôme, mesmo depois de ter se tornado uma estrela internacional do cinema.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

'Spirit Awards' Filmes


Filme com Anne Hathaway lidera indicações para o Spirit Awards


'O casamento de Rachel' disputa prêmio em seis categorias.

O drama "O casamento de Rachel", estrelado por Anne Hathaway, foi o líder em indicações ao Spirit Awards, um dos prêmios mais importantes do cinema independente mundial.

A lista dos concorrentes foi anunciada nesta terça-feira (2) pelos atores Jason Bateman e Sandra Oh, em Hollywood, em nome dos organizadores do Spirit Awards. A cerimônia de entrega deve acontecer no dia 21 de fevereiro de Z009.

Dirigido por Jonathan Demme, o filme com Anne Hathaway recebeu seis indicações ao prêmio, incluindo melhor filme. O drama "Frozen river" e a saga "Ballast" também tiveram seis indicações.

Na categoria melhor filme ainda vão disputar "Wendy and Lucy", com Michelle Williams, e "The wrestler", com Michael Rourke, entre outros. Hathaway e Williams concorrem à estatueta de melhor atriz, assim como Melissa Leo, de "Frozen river", Summer Bishil, de "Towelhead", e Tarra Riggs, de "Ballast".

Rourke disputa o Spirit Awards de melhor ator com Javier Bardem, por "Vicky Cristina Barcelona", Richard Jenkings, por "The visitor", Sean Penn, por "Milk", e Jeremy Renner, por "The hurt locker".

Confira abaixo o ranking dos filmes do último final de semana:

1. "Queime depois de ler"

2. "007 - Quantum of Solace"

3. "Rede de mentiras"