
CONSTRUÇÃO E SIMBOLISMO: Igreja construída pelos Padres Palotinos com início em Outubro de 1970 e inauguração em 23 de novembro de 1975. Inicialmente foi construída por cima da antiga Igreja em funcionamento, sendo esta desmontada na fase adiantada da obra. Simboliza externamente a NAVE DE SÃO PEDRO com a mensagem de São Judas Tadeu, que orienta e conduz os sentimentos terrenos dos fiéis para as alturas celestiais. O ápice da cruz se ergue a 37 metros do chão, numa altura equivalente a de um prédio com 12 andares. A data oficial (desde a Igreja antiga) é 5 de Dezembro de 1937.
ALTARES-AUXILIARES E IMAGENS: No presbitério o par de Altares-auxiliares, sendo um de São Judas Tadeu e outro de Nossa Senhora das Graças. Na parede da entrada os nichos com as imagens do Menino Jesus de Praga e de São Vicente Pallotti, fundador da Congregação Palotina.
MOSAICOS: No Retábulo o grande painel do Cristo Rei ilustrado com cerca de 10.000 mosaicos (pedrinhas coloridas). No Altar-mor os símbolos dos quatro evangelistas e nos dois ambãos a frase inicial do evangelho de São João, “IN PRINCIPIO ERAT VERBUM”. Aplicação de mosaicos também nos nichos dos Altares-Auxiliares. (Nota: em confecção no momento com igual material os quadros da VIA SACRA).
- Projeto de Arquitetura Kozo Kassai
- Mosaicos e Vitrais João F. Genehr
- Vitraux do Batismo de Cristo - Artista Paranaense POTY
- Trabalhos em ferro, cobre e esmaltação (Castiçais e Sacrário) Lycio Esmanhoto
- Mármore e bancos Marmoraria Vardânega e Indústria Holbra
Os quatro animais (homem, leão, touro e águia) que rodeiam o trono do Senhor, segundo as visões de Ez.1,5-14 e Ap. 4, 6-11, foram considerados já no Século II como símbolos de quatro características de Cristo e dos quatro Evangelhos que refletem tais características.
Em Santo Irineu (+/- 202) é a seguinte ordem dos símbolos:
°Mateus: Homem (origem humana de Cristo); °Marcos: Águia (espírito dos profetas); °Lucas: Touro (sacerdócio de Zacarias); °João: Leão (nascimento régio de Cristo).
Em Santo Agostinho e São Beda encontra-se esta distribuição:
°Mateus: Leão; °Marcos: Homem; °Lucas: Touro; °João: Águia.
Santo Epifânio e São Jerônimo popularizaram a distribuição comum hoje:
°Mateus: Homem (árvore genealógica de Cristo); °Marcos: Leão (pregação de João Batista – comparada a voz de um leão que penetrava-o/ leão de Judá); °Lucas: Touro (sacerdócio de Zacarias/não quero mais o sacrifício de touros e carneiros) °João: Águia (pensamentos mais bonitos sobre a caridade, pensamentos mais elevados).
Na arte, os quatro símbolos aparecem pela primeira vez no mosaico da abside de Santa Prudenciana, em Roma: os quatro seres se dispõem como uma coroa em torno da majestade de Cristo, mas ainda não estão determinados como evangelistas pelos livros que depois são costumeiramente representados.
Em bustos ou de corpo inteiro, sozinhos ou acompanhando as figuras humanas de cada evangelista, eles se encontram nos mosaicos dos arcos triunfais de várias basílicas romanas, em Nápoles e Ravena, em objetos de uso litúrgico (campainhas, estantes, mesas de comunhão, livros – em Milão, Trier, München, Chartras, Arles, Florença, e nos altares das Igrejas Palotinas de Londrina (Shangri-lá) e de Curitiba (Cristo Rei – São José).
OLá tin
ResponderExcluirMuito interessante recuperar a história
Obrigada, Edna
Assunto mto interessante [ Gosto mto de ARTE ]
ResponderExcluirFez a matéria com mta consciência
FELIZ 2009
Mari disse...
ResponderExcluirinfelizmente uma Igreja tão bella arquitetonicamente esteja sofrendo um desastre estético.
primeiramente colocando-se uma capela lateral que não combina com o estilo da interior da Igreja, segundo ponto uma pia batismal chafariz desproporcional, e agora a interferência se torna absurda ao querer tirar a mesa do altar onde se inscrevem mosaicos belíssimos dos quatro evangelistas,trabalho esmerado e de grande valor estético. Porque?
A comunidade está sendo desrespeitada,será que não existem obras de caridade com mais urgência para se gastar o dinheiro arrecadado,são artistas Paranaenses consagrados que assinam estas obras. Teremos nós o direito de interferir na Capela Sistina?