sábado, 5 de junho de 2010

Jabu "a bola da vez" Lani

Adidas Jabulani

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jabulani será a bola utilizada na Copa do Mundo FIFA de 2010, realizada na África do Sul. Foi produzida pela Adidas e apresentada em 4 de dezembro de 2009, no sorteio dos grupos do torneio.

Características

A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul. O nome da bola signifca "Celebrar", em Zulu. Jabulani é uma palavra da língua Bantu isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. A bola da Copa 2010 tem apenas oito gomos em formato 3D. Seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de 11 cores - o branco predomina.

As cores, de acordo com a adidas, foram escolhidas para representar os 11 jogadores de cada seleção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana.

O lançamento oficial da bola aconteceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, antes do sorteio dos grupos da Copa. Outras regiões do mundo também receberam o lançamento. No Brasil, a festa ocorreu no estádio do Pacaembu.

Outros torneios

A bola foi usada no Mundial de Clubes da FIFA de 2009, realizado nos Emirados Árabes Unidos.

Uma versão especial da bola, chamada Adidas Jabulani Angola, foi a bola oficial da Copa das Nações Africanas de 2010. Esta versão tem uma coloração diferente da que será utilizada durante a Copa do Mundo, e representa as cores da África do Sul, sede do torneio.

Antes da Copa, a bola também está sendo usada em diversos campeonatos europeus, como na Bundesliga 2009-10.

Críticas

A bola foi muito criticada por jogadores da seleção brasileira. Júlio César, Felipe Melo, Luís Fabiano, Júlio Baptista e Robinho foram unânimes em qualificar a bola da Copa como "muito ruim". Júlio César chegou a classificá-la como "bola de mercado".

O goleiro chileno Claudio Bravo, por sua vez, comparou a mesma a uma bola de vôlei de praia.

A Adidas, porém, rebateu as críticas alegando que a bola foi feita após muitos anos de estudo e aprimoramentos tecnológicos. Está descartada a criação de uma nova bola para o torneio. Muitos analistas também classificaram as críticas como sem fundamento, e desconfiam que estas podem ter surgido da rivalidade econômica entre empresas de material esportivo, já que muitos dos jogadores que criticaram a bola são patrocinados pela maior rival da Adidas, a estadunidense Nike.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós da produção. Valorize a língua portuguesa.