sábado, 22 de maio de 2010

Jordan: alpinista aos 13

Alpinismo

"Mamãe estou ligando do topo do mundo"

por MADALENA ESTEVES, com AFP

"Mamã estou a ligar-te do topo do mundo"

Californiano de 13 anos é o mais jovem escalador a chegar ao cume do Everest.

Jordan Romero, de 13 anos, tornou-se ontem no mais jovem alpinista a subir ao cume do Everest, de acordo com o seu site na Internet (jordanromero.com). O feito do alpinista americano suscitou críticas no Nepal por causa da sua idade.

"Mamã, estou a ligar-te do topo do mundo." Foi a mensagem enviada por Romero à mãe, Leigh Anne Drake, através de um telefone satélite.

Romero efetuou a subida juntamente com o pai e três guias sherpas. "A equipe telefonou-nos para confirmar que está no cume do Everest, o mais alto do mundo. Todos estão inacreditavelmente felizes. Agradecem a todos os que os apoiaram e encorajaram durante a viagem", refere-se no comunicado publicado no site. Dezenas de pessoas enviaram mensagens de felicitações ao jovem.

O adolescente de Big Bear Lake, a 125 quilómetros a oeste de Los Angeles (Califórnia), é o mais novo alpinista a chegar ao cume do Everest (8848 metros), um objetivo que queria concretizar desde os nove anos quando viu um poster da montanha na escola.

Anteriormente, o mais jovem alpinista a escalar o Evereste tinha sido o nepalês Temba Tsheri, de 16 anos. Com dez anos, Romero já tinha escalado o monte Kilimajaro, no continente africano (2006). Seguiram-se o Elbrus, na Europa (2007), o Aconcágua, na América do Sul (2007), o Denali, na América do Norte (2008), e o Carstensz Pyramid, na Oceania (2009). Como as autoridades nepalesas não autorizam a ascensão ao Everest por pessoas com menos de 16 anos, Romero efetuou a subida pelo lado chinês, no Tibete, na vertente nordeste da montanha.

Registre-se que durante um ano, o americano preparou cuidadosamente esta expedição ao Everest escalando as montanhas da sua Califórnia natal com uma mochila pesada às costas e utilizando uma tenda especialmente concebida para simular os efeitos da altitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós da produção. Valorize a língua portuguesa.