terça-feira, 2 de março de 2010

Copa a 100 dias

AFRICA DAQUI A 100 DIAS

A 100 dias da Copa, África do Sul se prepara para escalar seu ‘Everest’

Em sua primeira entrevista no retorno ao comando da África do Sul, Carlos Alberto Parreira comparou a classificação para a segunda fase da Copa do Mundo com uma escalada ao Everest, ponto mais alto do planeta com mais de 8.848m. Depois do sorteio que colocou sua equipe no mesmo grupo que França, Uruguai e México, provavelmente teria feito metáfora com uma montanha ainda maior, se houvesse uma no mundo. Chegar às oitavas de final, mesmo em casa, é uma tarefa dificíl, quase improvável para a África do Sul. Para vencer o desafio, os anfitriões da Copa já iniciaram uma longa preparação, que inclui quatro períodos de treinos (o próximo por quase um mês no Brasil) e uma série de amistosos. Um deles será nesta quarta-feira, contra a Namíbia, no estádio Moses Mabhida, em Durban, que receberá sete jogos da Copa. A partida também marca os 100 dias para o início do torneio.

- Já estamos cuidando de todos os preparativos e comprando o material necessário para escalar o nosso Everest - brincou Parreira.

Mas, para o amistoso desta quarta, o treinador não poderá contar com seus principais jogadores. São os casos do meia Steven Pienaar e do atacante Benni McCarthy, ambos do futebol inglês. Embora a partida seja em uma data Fifa e os clubes tenham a obrigação de liberá-los, Parreira optou por não convocá-los porque não poderia levá-los para os treinamentos que a seleção fará no Brasil, a partir da semana que vem. Por isso, a África do Sul só terá jogadores que atuam no país contra a Namíbia.

- Nossa dificuldade tende a ser maior pela falta dos principais jogadores. Mas foi uma opção que eu fiz para desde já trabalhar com a equipe que vai comigo para o Brasil - explicou o treinador.

A distância de qualidade entre os anfitriões da Copa do Mundo e a Namíbia não é assim tão grande. A África do Sul está em 81º lugar no ranking da Fifa, enquanto os vizinhos ocupam a 109ª colocação. Ainda assim, a equipe tem a obrigação da vitória por jogar em casa. Será a primeira vez dos Bafana Bafana no Moses Mabhida. E será também mais uma chance para os jogadores conquistarem um privilégio: jogar uma Copa em casa.

- Eu lembro de ter ficado muito eufórico em 2004, quando a África do Sul ganhou o direito de sediar a Copa. Tinha só 19 anos e já via uma grande oportunidade de jogar um Mundial no meu país. Agora que ele está tão perto, eu e meus companheiros precisamos trabalhar muito para aproveitar essa chance - disse o meia Daine Klate.

Clique aqui e confira todos os jogos deste meio de semana que envolvem seleções classificadas à Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós da produção. Valorize a língua portuguesa.