quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Rio Z0I6

Pelé emociona crianças de projetos sociais de Copenhague
Embaixador da candidatura Rio 2016 bate bola com jovens de bairros populares da capital dinamarquesa

O Rei do Futebol emocionou Copenhague nesta terça-feira, dia 29. Na capital dinamarquesa como Embaixador da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, Pelé visitou dois projetos sociais que utilizam o esporte como forma de inserção social. E fez a festa de centenas de jovens da cidade.
A primeira parada foi na sede do “Get 2 Sport”, que há quatro anos incentiva a prática de esportes entre jovens de famílias carentes. Pelé participou do treino de futebol das crianças, doou 60 bolas para o projeto e, de quebra, conquistou centenas de novos torcedores para a campanha Rio 2016.

Foto: Wander Roberto / Rio2016

“Estou muito feliz e emocionado por visitar um lugar como este. O esporte forma a maior família do mundo. O Rio de Janeiro quer receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 e conto com a torcida de todos”, discursou Pelé, que teve seu nome gritado sem parar pelas quase 300 crianças, muitas delas filhas de imigrantes de vários países que acompanharam a visita. Um dos mais empolgados era Chirine Lamti, de 15 anos, que além do autógrafo e da bola de futebol, ganhou um abraço de Pelé. “Fiquei muito feliz e achei o Pelé simpático. Estou treinando muito para ser um grande jogador de futebol como ele”, disse o menino, exibindo o autógrafo para os amigos. Na sequência, o Atleta do Século XX mostrou seu talento como treinador e comandou uma das equipes do projeto “Street Football”, em um jogo exibição que movimentou a quadra simples de cimento de um bairro popular de Copenhague. O projeto, que tem chancela da Unesco, reúne jovens de 13 a 16 anos da região para jogos de futebol sem competição, com espaço para malabarismos e jogadas de efeito. “É uma felicidade participar deste evento. Lembro de quando era pequeno, em Bauru, e vibrava com a oportunidade de estar ao lado de bons jogadores. Sonhava ser como eles e hoje esses jovens podem sonhar em ser ainda melhores que o Pelé”, disse o ex-jogador, emocionando alguns dos jovens presentes.

domingo, 27 de setembro de 2009

TiN no TwiTTer

O Twitter é uma invenção da Internet, novíssima. Eu diria que já é uma mania. Mas eu não sou maníaco. Então assim...

... clique acima e veja como acompanhar as novidades do mundo globalizado. Não é para ficar neurótica, apenas ficar "antenada" para não ser surpreendida com as novidades.

Para os mais nerds, aqui vai um alerta: NÃO DEIXE DE CLICAR!

sábado, 26 de setembro de 2009

Relações Públicas

Hoje se comemora o Dia Internacional das Relações Públicas e aproveito para lançar a contagem regressiva para nossas Bodas de Pós-Pérolas, ou Madrepérola, ou ainda Bodas de Nácar!

Com o início da Primavera, as flores se exibem mais, e as noites ficam mais perfumadas com o borrifar do orvalho. Aproveito para conhecer ainda mais a minha namorada, que se encanta com as castas dos vinhos portugueses, mais especificamente o Herdade Esporão do Alentejo.

Neste mês que entra já na próxima semana em nossas vidas, recordaremos juntos os trinta e um anos de "feliz consórcio", segundo o Eddie Jordão, que em sua jornada quase centenária, nos ensinou que a vida pertence aos puros de coração, honestos, persistentes e tenazes. Esse cara é meu pai, cuja idade avançada comprova sua tese; ele nos alegrará muito ainda, com a graça de Deus, quando completará seu Jubileu de Álamo. Neste Dia 24, a Tia Lélia completou seu 89 anos e ele fez questão de cumprimentá-la com todo o carinho e lucidez que lhe são peculiares.

Este post pede uma frase de efeito para ser encerrado: "Não confio em produto local. Sempre que viajo, levo meu whisky e minha mulher." (Fernando Sabino)

sábado, 19 de setembro de 2009

Poupança vai mudar?

Perguntas e Respostas

Imposto sobre a poupança


O ministro da fazenda Guido Mantega anunciou no dia 15 de setembro que pretendia mandar para aprovação projeto do governo segundo o qual a alíquota do Imposto de Renda (IR) que incidirá sobre os rendimentos das cadernetas de poupança que excederem 50.000 reais será de 22,5%. Idealizado em maio, o projeto era para evitar que os investidores corressem para a caderneta, que tem rendimentos garantidos pelo governo. Isso não ocorreu mas mesmo assim a idéia da taxação segue adiante.

1. O que muda na poupança? E a partir de quando?

2. A medida já pode entrar em vigor?

3. Como será a tributação?

4. Haverá exceções na tributação da poupança?

5. Como funciona atualmente o cálculo de
rendimento da poupança?

6. Por que o governo resolveu mexer na poupança?

7. Quem sairá ganhando com a mudança?

8. E quem pode perder?

9. O que deve mudar na declaração de imposto
de renda?

10. Todos os que possuem poupança deverão
apresentar a declaração?

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Câncer mata Swayze, 57

23:39 - AFP
O ator Patrick Swayze, conhecido por seus papéis em "Dirty Dancing" e "Ghost", morreu após uma longa batalha contra um câncer de pâncreas, informou a imprensa americana nesta segunda-feira.

Segundo a assessora Annett Wolf, o ator morreu "hoje em paz, com sua família, após enfrentar os desafios de sua doença pelos últimos 20 meses".

Swayze, 57 anos, teve o diagnóstico de um quadro avançado de câncer de pâncreas em janeiro de 2008, com um prognóstico de apenas 1% de permanecer vivo por mais de cinco anos. O ator lutou valentemente contra o câncer e prosseguiu trabalhando, apesar do duro tratamento contra a doença e a significativa perda de peso.

Nos últimos 20 meses, Swayze escreveu suas memórias e gravou The Beast, série produzida pela A&E e que teve relativo sucesso na primeira temporada, mas não emplacou a segunda.

O governador da Califórnia e ex-ator de Hollywood, Arnold Schwarzenegger, disse que Swayze foi "um artista talentoso e apaixonado que tocou a sensibilidade do público em todo o mundo".

Comediante e dançarino, Swayze foi indicado três vezes para o Globo de Ouro e conviveu com a verdadeira fama de Hollywood sem perder a simplicidade.

Marido fantasma de Demi Moore em "Ghost", na vida real Swayze se casou com a namorada da adolescência Lisa Niemi, em 1975, que se manteve ao seu lado até a morte, algo muito incomum em Hollywood.

Atriz e coreógrafa, Lisa conheceu Swayze nas aulas de dança que a mãe do ator dava no Texas. O casal não teve filhos.

"Iniciei uma nova quimioterapia e, mais uma vez, sou um dos sortudos com câncer de pâncreas que responde bem ao tratamento", disse o ator certa vez, ao desmentir uma das muitas notícias sobre sua morte.

Nascido em 1952, no Texas, Swayze fez sua estréia no cinema em 1979, no musical "Skatetown, USA", antes de viver vários personagens em séries de TV até 1987, quando conheceu o sucesso com "Dirty Dancing", no papel do professor de dança de uma jovem interpretada por Jennifer Grey.

Swayze escreveu e interpretou uma das canções mais populares do filme: "She's like the wind".

Em 1989, o ator voltou ao cinema com um filme B, "Matador de Aluguel" (Road House), mas um ano depois chegou ao topo com Demi Moore e Ghoppi Goldberg em "Ghost, O outro lado da vida".

Em 1991, filmou "Caçadores de Emoção" (Point Break), com Keanu Reeves, no filme de ação com surfistas e ladrões.

Entre os anos 90 e 2000, Swayze teve algumas atuações que foram bem recebidas pela crítica, como "Donnie Darko", ao lado de Jake e Maggie Gyllenhaal (2001), mas suas oportunidades no cinema foram diminuindo drasticamente.

sábado, 12 de setembro de 2009

Recessão não deixa saudades

2º trimestre

País sai da recessão, diz IBGE

Alta do PIB foi de 1,9% sobre os 3 meses anteriores.

A recessão técnica, de acordo com economistas, configura-se quando uma nação registra contração da economia por dois trimestres consecutivos. No Brasil, isso ocorreu no quarto trimestre de 2008, quando o PIB ficou negativo em 3,6%, e no primeiro trimestre deste ano, quando a retração foi de 0,8%.

Na comparação anual, no entanto, o PIB ainda mostra retração: queda de 1,2% sobre o segundo trimestre do ano passado, quando a economia ainda não havia sido atingida pela crise financeira mundial. Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 756,2 bilhões no segundo trimestre.

No acumulado do ano até junho, a economia "encolheu" 1,5% em relação ao mesmo período de 2008. Nos últimos 12 meses até junho, há alta de 1,3% na comparação anual.

O desempenho da economia ficou dentro da expectativa do governo federal, que previa crescimento entre 1,8% e 2%.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

VEJA essa

Ilustração Dalcio

"Creio que os
brasileiros virão
com um pouco de
medo. E nós vamos
comê-los dentro
de campo."
Carlitos Tevez,
antes do jogo deste
sábado em Rosário

"Desmatamento zero ficou como o desenvolvimento sustentável e a camiseta do Che Guevara. Todo mundo usa ou é a favor, sem saber direito o significado."
Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente, constatando a banalização da causa

"Quando se fala de disputa de sindicatos e de associações em órgãos como Receita, Procuradorias de Fazenda ou Polícia Federal, estamos contaminando o estado com o vírus da política partidária."
Gilmar Mendes, presidente do Supremo e do Conselho Nacional de Justiça

"Eu não gosto da ideia de fazer uma cirurgia para combater o processo de envelhecimento. Essa fuga não fará você feliz."
Demi Moore, atriz americana, campeã mundial do bisturi e do Botox, por aclamação

domingo, 6 de setembro de 2009

Vamos à África?

Seleção joga bem em Rosário, garante vaga na Copa e complica vida da equipe de Maradona
O clima hostil no Gigante de Arroyito foi notado antes da partida. Uma bomba foi atirada no goleiro Julio César quando ele fazia o aquecimento perto da torcida argentina. O susto foi grande, mas ainda bem que não passou disso. Pouco depois, quando os jogadores reservas do Brasil se dirigiam para o banco, uma garrafa de água foi jogada em direção a eles pelos torcedores. Não acertou ninguém. Dunga pegou o objeto com tranquilidade do chão e o entregou a um representante da Conmebol, que levou a garrafa até o quarto árbitro.
Kaká deu o primeiro toque na bola. Mas foi a Argentina quem começou a mil por hora. A seleção arriscava ao deixar Messi com uma certa liberdade no meio-campo. Mas o entusiasmo dos nossos hermanos não refletia em boas jogadas. O Brasil, assustado, também não criava e procurava esfriar a partida. O primeiro lance de perigo aconteceu aos 12 minutos. Messi recebeu livre na entrada da área e chutou no ângulo direito de Julio César. O goleiro só observou a bola sair muito perto da trave. Kaká passou, então, a pedir com gestos para a seleção brasileira marcar mais à frente. Mas o problema era que Messi continuava livre. Aos 17, ele deu uma arrancada, passou por quatro brasileiros e foi travado na hora do chute por Maicon. Foi por pouco. O Brasil estava acuado em campo. Em um mesmo lance, Lúcio e Kaká receberam cartão amarelo. Os dois, com isso, estão fora da partida contra o Chile, na próxima quarta-feira, em Salvador. Assim como Luis Fabiano, que pouco depois também foi advertido pelo árbitro.

sábado, 5 de setembro de 2009

Deguste com moderação

No Brasil, quase 70 milhões de homens e mulheres bebem. Incluem-se aí desde as pessoas que tomam uma única dose de álcool ao longo de um ano até os dependentes pesados, que não vivem sem a bebida. Entre os dois extremos, existe um grupo que, até pouco tempo atrás, não aparecia nas estatísticas nem nas preocupações médicas: os bebedores de risco. É grande a probabilidade de você, leitor, ser um deles. Estima-se que os bebedores de risco somem 30 milhões de brasileiros.

Aparentemente, são pessoas que mantêm uma relação tranquila com a bebida. Vez por outra, cometem alguns deslizes, mas nada que desperte muita atenção ou faça soar o alarme de que um hábito agradável começa a degenerar em vício. Quem já não dirigiu depois de um jantar regado a um bom vinho? Quem já não tomou alguns copos de cerveja durante um tratamento de saúde à base de antibióticos? Quem já não curtiu uma ressaca tão forte que perdeu o dia na escola ou no trabalho? Pergunte a um bebedor de risco como é a sua relação com o álcool e ele certamente dirá que bebe apenas socialmente.

Mas o limite que separa esse tipo de bebedor do abismo é muito tênue. Metade deles está à beira do alcoolismo. Os bebedores só não ultrapassarão a fronteira entre o abuso e a dependência se operarem mudanças em relação ao hábito de beber. Resume a psiquiatra Camila Magalhães Silveira, do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool: "Cuidar desses pacientes significa, no fundo, prevenir o aparecimento do alcoólatra".
A imagem “http://veja.abril.com.br/090909/imagens/saude4.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Selic mantida

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu nesta quarta-feira manter inalterada a taxa básica de juros em 8,75% ao ano. A decisão, que já era esperada pelo mercado financeiro, interrompe uma sequência de cinco cortes consecutivos na taxa Selic, que vinha sendo reduzida pelo BC desde janeiro.

Na nota divulgada para justificar a decisão, o Copom afirma que o nível atual da taxa de juros é capaz de garantir a recuperação da economia sem gerar pressões inflacionárias.


Veja como a taxa básica de juros influencia a economia

Com manutenção da Selic, Brasil é 4º em ranking de juros reais

"O Comitê avalia que esse patamar de taxa básica de juros é consistente com um cenário inflacionário benigno, contribuindo para assegurar a manutenção da inflação na trajetória de metas (...) e para a recuperação não inflacionária da atividade econômica", diz a nota do BC.

No começo de 2009, os juros estavam em 13,75% ao ano. Na reunião do Copom de janeiro, foi realizado o primeiro corte desde a piora da crise econômica registrada a partir de setembro, para 12,75% a.a.. Na reunião de março --as reuniões sobre a taxa básica são realizadas a cada 45 dias-- os juros caíram mais, para 11,25% ao ano.

Em abril e junho os cortes foram de um ponto percentual. Na reunião de julho, no entanto, o BC reduziu a intensidade do corte para 0,5 ponto percentual e indicou que não haveria mais nenhuma redução dos juros neste ano.

O Copom ainda tem mais duas reuniões neste ano, em outubro e dezembro. Porém, a previsão do mercado financeiro é que a taxa permaneça no nível atual até 2010. Para o próximo ano, com a retomada do crescimento econômico, a expectativa dos economistas é que os juros voltem a subir.