Cláudio Garcia Pintos nos brindou na última sexta-feira no auditório do Curitiba Palace Hotel com a palestra voltada à preparação para a terceira idade: "Transitoriedade, Imprevisibilidade e Finitude", mas a sigla TIF deve ser usada com moderação...
... A transitoriedade, a imprevisibilidade e a finitude da vida na visão da Logoterapia é um tema é muito quente e ela tem um modo todo especial para abordá-lo. Garcia começou e terminou a palestra com a frase de um boxeador panamenho muito famoso chamado Roberto Durán, ou Roberto Manos de Piedra Durán nascido em 16 de Junho de 1951.
Frase de início: "Viejo es el viento, ..."
Frase de término: "pero todavía sopla!"
Frase de término: "pero todavía sopla!"
Guilherme Falcão, na foto sentado ao lado de Garcia, é o Presidente da Associação de Gerontologia, ligada à AMP, anfitriã do evento. A primeira idade tem sua ênfase na IDENTIDADE (EU), e nos ensina que a criança está apta a RECEBER. A segunda idade enfatiza a SOCIEDADE (NÓS), e mostra o indivíduo como que treinado a PARTICIPAR. A terceira idade tem seu foco na SOLIDARIEDADE (TU) e o idoso está "condenado" a DAR. O interessante aqui, segundo o palestrante, é inverter a ordem e tornar a essência da terceira idade nO RECEBER, em troca da primeira, nO DAR, ou DOAR! Assim é que muitas situações de sucesso acontecem quando se colocam os asilos próximos -e integrados- aos orfanatos.

A alternância entre o egocentrismo (visão caleidoscópio) e o heterocentrismo (visão telescópio) é o modo especial da logoterapia abordar tema tão amplo como a terceira idade. Também, ampliar o olhar sobre a ternura e a experiência do idoso, ao invés do aspecto físico, das rugas, do ritmo e da sua rabujice, e assim por diante. A longevidade está ampliando e assim devemos estar preparados para viver mais, porém, melhor! Traduzindo a frase do boxeador que foi inquirido sobre se não estava muito velho para retornar aos ringues: "Velho é o vento, mas mesmo assim, sopra!", respondeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós da produção. Valorize a língua portuguesa.