Sonny Rollins abre Tim Festival com virtuosismo e vitalidade
Sonny Rollins demonstrou uma vitalidade impressionante do alto de seus 78 anos na Noite de Gala que abriu o Tim Festival em São Paulo na noite desta terça-feira. Por duas horas e quatro minutos ele empunhou incansável seu sax tenor, mandado ver com toda disposição em temas rápidos na primeira parte do concerto, dando uma canseira no baixista Robert Cranshaw e no baterista Kobie Watkins, dividindo os solos com o trombonista Clifton Anderson e o guitarrista Robert Broom Jr.
O trio se revezou praticamente ao longo de toda a apresentação, realizada no deslumbrante Auditório Ibirapuera, perto do prédio da Bienal, ambos localizados neste imenso parque que ajuda São Paulo a absorver a poluição. O público que lotou o auditório de 800 lugares caiu na gandaia no final do concerto, quando Rollins deixou de lado os temas mais complexos para tocar temas dançantes acompanhados por palmas que injetaram mais ânimo em Rollins, que esboçou até o sucesso de Stevie Wonder "Isn't she lovely" .
Antes do sow o público ouviu no hall um grupo instrumental de alunos do auditório que tocaram temas de música brasileira. Duas alunas subiram ao palco para anunciar que o auditório estava fazendo três anos e para anunciar Zuza Homem de Mello, que apenas de voz, apresentou "o colossal" Sonny Rollins. Ele entrou com uma calça cinza, blusão cinza claro, sapatos pretos sociais num andar engraçado, meio de lado, que deu um ar cômico para seus deslocamentos no palco, quando andava de um lado para o outro entre uma e outra saraivada de notas.
Depois dos dois primeiros temas em uptempo "Strode rode", com 18 minutos, e "Nice lady", com 15 minutos, ele foi ao microfone agradecer a presença de todos:
- É muito bom estar aqui em São Paulo. Vamos continuar assim que eu recuperar o fôlego (pausa). A propósito, isto foi uma brincadeira - disse.
Engatou a quarta e mandou "I'm a sentimental mood" por "meros" 20 minutos no revezamento de solos. A noite prosseguiu com mais quatro temas longos e alguns menores já para o final com a platéia delirante: "Someday I'll find you", "Don't stop the carnival", "Blues Jam", "Isn't she lovely" e "Tenor madness". Sonny Rollins achou no jazz sua fonte da juventude. Não a toa, deixou o palco saltitante sem demonstrar cansaço. Só não atendeu o pedido de bis porque aí já era querer muito.
Quer dizer que ele "abre o festival com vida?"
ResponderExcluirPensei que abrisse com "morte"...
Olho vivo, moçada, pega mal....
claro que não você sempre mora no meu coração!!!apenas sou lenta
ResponderExcluirbeijiok