terça-feira, 7 de outubro de 2008

Obama ganha terreno em Estados-chave

Candidato republicano, John McCain (à esq.), e adversário democrata,
Barack Obama, se enfrentam
em debate realizado hoje 22hs (Brasil)

O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, ganha terreno em quatro disputados Estados do país, segundo pesquisa CNN/Opinion Research Corporation divulgada nesta terça-feira. O resultado da sondagem aumenta ainda mais a pressão sobre o adversário republicano, John McCain, no dia do segundo debate eleitoral.
Em Wisconsin (norte), a vantagem de Obama cresceu de três para cinco pontos percentuais desde meados de setembro, de acordo com a pesquisa. Obama tem agora 51% das intenções contra 46% de McCain.

Em New Hampshire (leste), a vantagem de seis pontos em setembro subiu para oito --Obama tem agora 53% e McCain, 45%--, enquanto que no Estado tradicionalmente republicano da Carolina do Norte, os dois candidatados empatam em 49%.

No Estado-chave de Ohio (leste), Obama mantém uma distância de três pontos sobre McCain, com 50% contra 47%, um a mais que em meados de setembro.

A margem de erro da pesquisa, realizada de 3 a 6 de outubro, é de 3,5 pontos percentuais em Wisconsin, New Hampshire e Ohio, e de quatro pontos percentuais na Carolina do Norte.

Nova

Uma pesquisa do "Washington Post"-ABC em Ohio, também difundida nesta terça-feira, dá ao democrata uma vantagem de seis pontos percentuais nesse Estado. A pesquisa foi feita de 3 a 5 de outubro, com mil eleitores, e tem uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais.

Os Estados da Flórida e Ohio são fundamentais para os candidatos. Em 2004, a estreita vitória de George W. Bush em Ohio garantiu sua reeleição e, em 2000, foi a Flórida que decidiu quem seria o presidente.

Debate

A menos de um mês das eleições presidenciais, os dois candidatos voltarão a se encontrar nesta terça-feira na universidade de Belmont, em Nashville (Tennessee), em um segundo debate televisionado, que incluirá perguntas dos espectadores.

Além dos telespectadores presentes, usuários da internet também poderão apresentar suas perguntas aos dois senadores. "O debate abordará todas as perguntas feitas pelo público", informou em sua página na internet a Comissão de Debates Presidenciais, que organiza o evento.

O debate entre Obama e McCain, que acontece às 21h locais (22h de Brasília) e terá duração de 90 minutos, será televisionado ao vivo pela rede CNN norte-americana (em inglês e espanhol) e pelas brasileiras GloboNews e Record News com tradução simultânea. No próximo dia 15 acontece o terceiro e último debate antes do pleito, marcado para 4 de novembro.

Leia mais

Especial

3 comentários:

  1. Será traduzido simultaneamente pela GloboNews e RecordNews

    ResponderExcluir
  2. Campanhas de Obama e McCain proclamam vitória em debate

    ResponderExcluir
  3. Balanço
    Eleitores sabatinam Obama e McCain
    sobre crise; candidatos se reafirmam.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós da produção. Valorize a língua portuguesa.