sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Filmes do weekend

Ensaio Sobre a Cegueira


| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 |

Filmes: Drama, Mistério, Romance e Thriller

Ano: 2008
Título Original: Blindness
País: Brasil, Canadá e Japão
Diretor: Fernando Meirelles
Roteirista: José Saramago e Don McKellar
Elenco: Mark Ruffalo (Médico), Julianne Moore (Esposa do Médico), Gael García Bernal (Rei de Ward 3), Danny Glover (Velho da Venda Preta no Olho / Narrador), entre outros
Classificação: 16 anos
Estréia: 12/9/2008
Duração: 118 minutos
Idioma: Inglês e Japonês
Cor: Colorido
Distribuidora: 20th Century Fox

Site Oficial: www.ensaiosobreacegueirafilme.com.br/

“Ensaio Sobre a Cegueira” é a adaptação cinematográfica do livro homônimo do escritor português José Saramago. O filme conta a história de uma epidemia de cegueira que passa a se alastrar pela humanidade. Em meio ao retrato do desespero da população, o espectador é levado a refletir sobre a natureza de sentimentos humanos como o egoísmo e o oportunismo. A direção do longa fica por conta do aclamado diretor brasileiro Fernando Meirelles. No elenco, destaque para as estrelas hollywoodianas Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e a para a brasileira Alice Braga. » Leia a resenha do filme

3 comentários:

  1. O Brasil é o primeiro país onde "Ensaio Sobre a Cegueira" será lançado comercialmente.O diretor é o Meirelles, brasileiro de Cidade de Deus e o Jardineiro fiel, dentre tantos sucessos.

    Sobre o livro de Saramago "Ensaio Sobre A Cegueira", em seu prefácio está uma citação do "Livro das Exortações": "Se é capaz de ver: olhe. Se é capaz de olhar: observe", deixando claro que existe uma diferença entre olhar e observar. E nesse filme há muito o que se observar.

    ResponderExcluir
  2. Ensaio sobre a Cegueira, lançado na última sexta-feira, estreou muito bem no Brasil. Com 95 cópias distribuídas pelo País, o filme de Fernando Meirelles inspirado no romance homônimo do escritor português José Saramago levou mais de 120 mil pessoas aos cinemas no primeiro fim de semana de exibição. Esse resultado confere ao filme a melhor média por cópia de todo o mercado.

    A boa resposta do público brasileiro confirma que Meirelles tornou-se uma espécie de "atestado de qualidade" quando oassunto é cinema nacional, pelo menos na cabeça do grande público.

    Eu gostei bastante do filme, que admite diversas leituras.Pode ser visto como um filme de suspense, com toques de ficção científica e de saga futurista, na linha do ótimo Filhos da Esperança, de Alfonso Cuarón. Também pode ser interpretado como uma fábula poderosa e sombria sobre o estado de cegueira em que vivemos no mundo contemporâneo, incapazes de enxergar injustiças sociais, atos de crueldade e opressão que acontecem muitas vezes ao nosso lado sem que tomemos conhecimento.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós da produção. Valorize a língua portuguesa.