Google lança o Knol, enciclopédia
virtual para rivalizar com a Wikipedia
Eduardo Almeida - O Globo OnlineRIO - O Google lançará nesta semana dois novos serviços. Um deles é apenas uma nova funcionalidade do Google Maps, que agora traça rotas entre diferentes pontos para quem está a pé . O outro, bem mais ousado, é o Knol , uma plataforma de troca de informação que pretende rivalizar com a Wikipedia. A idéia é que o site cubra todos os campos do conhecimentos, o que fica claro já na página de entrada, onde pode-se ler artigos sobre temas que vão desde a diabetes tipo 1 até "como se preparar para um mochilão".
Knol vem da palavra "knowledge" (conhecimento em inglês), e é não só o nome do site como também dos artigos escritos por cada usuário. A principal diferença entre o site do Google e a Wikipedia é que os visitantes não poderão editar os artigos sem permissão do autor. Novos artigos sobre um mesmo tema, no entanto, poderão ser escritos e disputarão atenção com os outros já prontos.
O Google espera que a popularidade de cada artigo cresça de acordo com a sua qualidade a apuro. Segundo a descrição do site, o fato dos verbetes serem assinados também permitirá que aumente a credibilidade, já que especialistas poderão exibir suas credenciais.
O conceito de avaliação de artigos sobre um mesmo tópico lembra o já utilizado pelo site Digg, que o Google está tentando comprar por US$ 200 milhões .
Para evitar o risco da proliferação de "fakes", os perfis falsos que inundam o Orlut, por exemplo, existe um sistema de verificação de identidade através de telefone ou cartão de crédito. Os perfis de quem realiza esse processo aparecem como "verificados" no Knol. Para criar um verbete é preciso apenas ter uma conta do Google.
Quando se escolhe a opção "create a knoll" o site monta um modelo onde o autor pode começar a escrever. É possível alterar o modo de colaboração permitindo que qualquer um edite o artigo, moderando as alterações ou mantendo-o completamente fechado. A licença também pode ser definida como Creative Commons ou com todos os direitos reservados.
A variedade de tópicos sem artigos por enquanto é bastante ampla. Não há nenhum knol sobre o Brasil, por exemplo. Os leitores poderão comentar nos "knols" e os autores poderão ganhar dinheiro através de publicidade relacionada aos tópicos dos verbetes.
O adversário escolhido pelo Google desta vez não é nada modesto. Segundo o Telegraph.co.uk, a Wikipedia é visitada por 116 milhões de pessoas ao mês - um terço da população da internet, e está entre os sites mais visitados do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós da produção. Valorize a língua portuguesa.